fbpx

Quanto tempo demora para superar o fim de um relacionamento?

Se você está sofrendo se perguntando quanto tempo demora para superar o fim de um relacionamento, o artigo de hoje foi escrito especialmente para você. Vem comigo?

3 meses, 12 dias, 7 horas, 35 minutos e 10 segundos.


Eu seeeei que você queria uma resposta assim, mas infelizmente essa resposta eu não posso te dar. =(

Sim, eu vou te falar que tudo depende. Mas não, eu não vou deixar você na mão com uma resposta subjetiva como essa. Vou trazer dados estatísticos e depois dar meu parecer como treinadora especialista neste assunto, OK? 🙂 De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Minnesota nos Estados Unidos, são necessários 3 meses (ou mais especificamente 11 semanas) para conseguir superar um término.

O estudo mostra que depois deste tempo, as pessoas começam a enxergar o “lado bom” do final da relação, independente de qual das partes tenha partido a iniciativa.

Entretanto, existe uma outra pesquisa realizada pelo Wall Street Journal relatando que o tempo médio para ambasas partes se desligarem completamente uma da outra é de aproximadamente 2 anos.E pior: se o rompimento ocorre de uma forma inesperada, pode levar ainda mais do que esses 2 anos previstos.

Por isso, voltamos à estaca do famoso “depende”.

Se pararmos para analisar a primeira pesquisa, veremos que ela retrata estudantes universitários época da vida em que nos apaixonamos fácil e nos desapaixonamos fácil também. Não temos muitas preocupações além de festas da faculdade e o próximo hit do carnaval. kkk

Entretanto, ambos os estudos em minha opinião deixaram de entender alguns pontos chave para a melhor compreensão do tema.

Pontos que devemos analisar

Existem 6 importantes questões que precisamos olhar com muito cuidado:

1. Tempo de duração da relação

2. Intensidade da relação

3. Profundidade da relação

4. Existência de dependência/codependência emocional pelas partes

5. Nível de autoestima pelas partes

6. Continuidade do contato após o término

Quando olhamos para as 3 primeiras, fica difícil estabelecer uma relação direta entre elas e a superação do final de um relacionamento.

“Como assim Gabi?”

Existem relacionamentos que duram meses que são mais profundos e intensos do que outros que duram anos, por exemplo.

Mas também existem relacionamentos com anos e anos de duração que são muito profundos e intensos.

Então, não é possível afirmar com certeza se você vai demorar mais ou menos tempo para se recuperar baseando-se somente nestes 3 primeiros pontos. É preciso olhar as últimas três questões apresentadas.

Independente do tempo de duração de seu relacionamento e dos níveis de profundidade e intensidade que ele tinha, você não vai conseguir se recuperar enquanto:

· Tiver um alto nível de dependência/ou dependência emocional do seu parceiro;

· Tiver baixa autoestima e baixa confiança em si mesma;

· Continuar mantendo contato com ele logo após o término.

É por isso que eu costumo dizer que o tempo não cura nada: quem cura é você mesma.

O tempo só tem o poder de atuar como um potencializador das atitudes que tomamos. Logo, se você se encaixa em alguma das situações que descrevi acima e não fizer nada para mudá-las, podem passar semanas, meses ou anos que você nunca irá superar o final do seu relacionamento.

Por outro lado, se você se compromete a realizar as mudanças necessárias, com certeza o tempo agirá em seu favor e sua transformação será muito mais rápida!

Mas respira, flor, isso é uma ótima notícia!

Não sei se você percebeu mas as primeiras 3 questões dizem respeito ao relacionamento e as últimas 3 dizem respeito somente à você mesma.

Você não pode mudar um relacionamento que já aconteceu mas pode mudar seus comportamentos e atitudes!

Sabe o que isso significa?

Significa que você não é uma vítima do seu relacionamento passado e que tem todo o poder de guiar sua vida para onde você quiser que ela vá! Que está em suas mãos mudar e fazer diferente por si mesma!

Que está em suas mãos superar o término do seu relacionamento, mais rápido ou mais devagar!

Se você quiser a minha ajuda nessa jornada, entre com contato comigo pelo whatsapp que será um prazer poder te acompanhar de pertinho 😉

Compartilhe!