fbpx

Como superar a obsessão pelo ex?

Você sente que depois que seu relacionamento terminou, ficou obcecada pelo seu ex companheiro a ponto de não conseguir mais viver em paz sem procurar saber dele?

Quando um relacionamento acaba (principalmente os de longa data), é normal demorar um certo tempo para se desvincular da outra pessoa e redescobrir como viver sua vida sozinha.

Só que muitas vezes a gente não consegue fazer isso: acabamos desenvolvendo uma série de comportamentos obsessivos e compulsivos a respeito do ex parceiro como:

– stalkear a vida dele, dos amigos dele, da família dele e de toda e qualquer pessoa que possa ter algum nível de relação com ele;

– passar as noites e os finais de semana na bad, revivendo os momentos que vocês passaram juntos (mas só os melhores né, afinal parece que você nem lembra mais das inúmeras brigas e conflitos desgastantes que tiveram);

– procurar qualquer desculpa para falar sobre ele/ou sobre o relacionamento que vocês tinham;

– Imaginar mil e uma formas de reatarem o relacionamento e “voltarem” a ser felizes como já foram um dia.

No artigo de hoje, eu vou precisar sem bem sincera com você sobre a verdadeira origem dessa sua obsessão pelo ex e isso pode doer um pouquinho, tudo bem?

Mas eu realmente quero o seu bem e estou aqui para te ajudar!

Superando o relacionamento com o ex

Sabe, eu teria perdido muito menos tempo em minha vida se no momento em que EU estive aí desse lado, sofrendo loucamente pelo final do meu relacionamento, alguém tivesse me dito as coisas que vou te dizer agora.

A primeira coisa que você precisa saber: não flor, isso que você sente por ele definitivamente não é amor. O amor não tem nada, absolutamente nada a ver com sofrimento.

O amor tem não nada de sofrimento
O amor tem não nada de sofrimento

Essa mania que as novelas e filmes românticos tem de mostrar os personagens sofrendo por amor não passa de uma estratégia que dá ibope – e uma das mais fortes por sinal.

Uma coisa que eu preciso te dizer e que pode até soar meio triste é que, infelizmente, poucas pessoas que vivem neste planeta hoje realmente conhecem o amor em sua pura essência.

Como vivemos em um planeta de terceira dimensão, um mundo de provas e expiações, ainda há a predominância do mal sobre o bem, da ignorância sobre a consciência – apesar de isto já estar mudando, aos pouquinhos.

É difícil definir o que é amor mas utilizarei uma citação de Osho que foi a melhor que encontrei: “Tudo o que lhe der paz, tudo o que o deixar em estado de graça, tudo o que lhe der serenidade, tudo o que o aproximar da existência e de sua imensa harmonia, é amor e será bom.”

Entende agora porque é impossível sofrer por amor? Seria um paradoxo, porque a SUA capacidade de amar o outro nada tem a ver com a capacidade DELE em amar você. “Mas Gabi, então porque eu sofro tanto? Se não é amor, porque estou tão obsessiva por ele e em tê-lo de volta?”

Agora vamos a segunda parte: entender o que está passando dentro de você.

Eu não sei exatamente como foi o seu relacionamento. Mas se você está sofrendo como está, eu consigo afirmar com certeza que uma destas duas situações aconteceu:

– Você nunca gostou muito da vida de solteira e na verdade, estava sempre tentando arranjar um namorado até que finalmente conheceu seu ex e depois de algum tempo vocês engataram um namoro;

– Você até era tranquila, mas depois que começaram a se relacionar, deixou de fazer as coisas que mais gostava (talvez para agradá-lo, talvez porque estava apaixonada e só queria ficar o tempo todo com ele) e passou a fazer somente coisas em casal, deixando até mesmo seus amigos de lado.

Eu não sei você, mas eu me encaixava nas duas situações- rsrs. A minha obsessão na verdade era um reflexo das minhas carências e inseguranças internas que eu projetava no meu relacionamento: eu acreditava que a relação era minha fonte de felicidade, quando na realidade bruta meeeesmo, ela era apenas uma fuga de mim mesma.

A verdadeira felicidade está dentro de nós
A verdadeira felicidade está dentro de nós

O que acontece contigo minha flor, é que você não faz a menor ideia de quem seja – por isso se apegou tanto ao outro, porque você projeta nele a sua própria identidade!

Se sua vida só fazia sentido com ele – trate te dar um novo sentido pra sua vida!

Pode ser resgatando tudo aquilo que você gostava de fazer antes mas acabou deixando de lado, ou então experimentando coisas novas: sabe aquelas coisas que a gente fala pra gente mesma “nossa, um dia ainda vou fazer isso”?

Pois então, esse é o momento perfeito para experimentá-las! Por que não? Por que você tem medo de sair da sua zona de conforto e de adentrar em um universo completamente desconhecido pra você?Bem-vinda ao meu mundo e ao mundo dos despertos!

Pessoas que assim que como você, também tiveram medo em vários momentos da vida, mas a vontade de fazer diferente, de descobrir coisas novas e de mergulhar profundamente no maravilhoso processo de autoconhecimento para finalmente conhecer o amor em sua pura essência falou muito mais alto.

Estou com você! Estamos todos juntos rumo a um mundo repleto desse amor que merece ser vivido em sua mais pura essência. <3

Se você sentiu afinidade com a minha linha de trabalho e deseja dar um passo a mais rumo a superação de seus apegos pelo seu ex companheiro e a descoberta de sua própria luz, eu tenho um mini curso gratuito e online que pode te ajudar. Acesse aqui:

Compartilhe!