fbpx

Como reconhecer se estou vivendo um relacionamento abusivo?

Por mais difícil que seja identificarmos uma situação quando estamos dentro dela, existem sinais definitivos que mostram que o seu relacionamento pode sim ser abusivo.

A grande maioria das pessoas acha que para um relacionamento ser considerado abusivo, precisa existir agressão física, verbal (como gritos e xingamentos) ou até mesmo chantagem emocional (frases como: “ninguém vai te amar como eu te amo…”; “se você não fizer isso eu vou embora…”).

Porém um relacionamento abusivo envolve muuuito mais do que isso: envolve todo e qualquer tipo de forma de controle por uma das partes (ou quem sabe até mesmo das duas?).

Mas antes de conversarmos sobre os sinais nem tão óbvios assim de que você pode estar vivendo um relacionamento abusivo, preciso te alertar para uma coisa muito importante – a de que você não é uma coitadinha, vítima da situação em que se encontra.

Embora difícil, é possível se livrar de um relacionamento abusivo sim
Embora difícil, é possível se livrar de um relacionamento abusivo sim

Se o outro tem comportamentos abusivos e destrutivos com você, é porque você, de alguma forma está permitindo.

Ninguém tem o poder de fazer algo com a gente se não permitirmos, se nos valorizarmos e nos amarmos o suficiente.

Mas eu também sei que, talvez, você não tenha consciência ainda para entender quais são os comportamentos normais e quais são aqueles que estão ”disfarçados de normais”, mas na verdade são abusivos.

Por isso vou listar 7 pontos aqui abaixo para você refletir, OK?

Sinais de comportamento de um relacionamento abusivo

1. Em conversas, é comum ele fazer você sentir-se burra ou então que você está sempre errada (por mais que você tenha certeza de que está certa).

2. Ele tenta moldar você a maneira dele. Pode ser que ele queira que você troque de roupa, ou que tire o batom vermelho. Ou que deixe de andar com seus amigos homens. Ou ainda, usa frases como “mulher minha não faz isso”.

3. Quando você, claramente, não está a fim de transar, ele insiste até você acabar cedendo: se isso não acontece, fica puto e fala que você não o ama mais.

4. Claramente não fica feliz com suas conquistas pessoais – e sempre acaba fazendo algum comentário insinuando que você, na verdade, nem é tão boa assim.

5. Sempre que você tem um problema e quer desabafar com ele, ele acaba desviando o foco da conversa para ele mesmo, mostrando o quanto ele sofre mais do que você – ou até culpando você pelo problema.

6. Você sempre se sente culpada pelas reações de raiva dele e vive pisando em ovos, tomando cuidado com tudo e que faz/fala para não o irritar.

7. Ele pode até não te agredir diretamente, mas desconta sua agressividade batendo portas e em outras coisas materiais.

Se você se identifica com algum destes sinais, sugiro que responda as seguintes perguntas o mais sinceramente possível?

1. Por que você tem deixado que ele te faça tudo isso?

2. Como você se sente quando permite-se ser abusava desta forma?

3. Se sua melhor amiga chegasse em você e te contasse que o namorado/marido tem estes mesmos comportamentos com ela, qual conselho você daria a ela?

Eu tenho um mini curso completamente online e gratuito que pode te ajudar a reconquistar sua segurança interna para dar os primeiros passos para fora deste relacionamento destrutivo. Acesse gratuitamente aqui!

Compartilhe!