O relacionamento de vocês terminou mas você, simplesmente, não consegue tirar o dito cujo da sua cabeça? Tudo à sua volta te faz lembrá-lo e isso te faz mais mal do que bem?
Eis a pergunta de um milhão de dólares kkk Juro que se eu ganhasse 1 real para cada vez que me fizessem essa pergunta já estaria rica!
Brincadeiras a parte, a primeira coisa que eu preciso te dizer é que não existe uma chave mágica tá? Dessas que você vai colocar na porta, virar e parar definitivamente de pensar no ex.
Leia também: Você sofre da síndrome do “por que ele fez isso comigo?”
Simplesmente porque a gente não tem controle sobre os pensamentos que invadem nossa mente – os pensamentos naturais são reflexos do nosso estado emocional, daquilo que estamos sentindo e do que acreditamos.
Porém, todavia, entretanto, existem 2 pilares super importantes para você conseguir “parar de pensar no seu ex”. E a gente vai falar sobre isso no posto de hoje. Vamos lá?
Como parar de pensar no ex?
Existem alguns pontos que devem receber alguma atenção particular nossa…
1. Não alimentar os pensamentos que surgirem
De fato a gente não consegue controlar exatamente o que pensa: se eu te disser para não pensar em um elefante amarelo de bolinhas cor-de-rosa é exatamente nisso que você estará pensando assim que eu terminar essa frase.
Mas há algo que podemos controlar e isso é muito mais poderoso: o nosso foco.
O cérebro, simplesmente, não entende a palavra não. Então quando você fala pra si mesma que “não quero mais pensar nele” é como se ele riscasse a palavra não e começasse imediatamente e executar a ação seguinte ->pensar nele.
Por isso o que você precisa fazer é parar de alimentar e construir historinhas na sua cabeça toda vez que surgir um pensamento sobre ele e mudar imediatamente seu foco (falaremos sobre o que você deve focar no pilar seguinte).
Porque ninguém “esquece” ninguém, flor =( ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ A não ser que você sofra de amnésia, o que acontece é a transformação de um apego excessivo em indiferença – e sim, isso quer dizer que ele vai continuar aparecendo na sua cabeça ás vezes.
Só que á medida que o tempo passa e você DEIXA de alimentar esses pensamentos, eles vão se espaçando, se espaçando, se espaçando, até desaparecem de vez da sua cabecinha…
2. Alterar o seu estado emocional na essência
E a gente precisa fazer isso exatamente de dentro pra fora tá, de onde os pensamentos surgem. Quando terminamos um relacionamento (ou pior, quando alguém termina com a gente) o nosso senso de valor próprio fica muito abalado.
É como se tudo que você tivesse construído durante o tempo que durou a relação – e que se tornou parte de quem você é hoje – fosse destruído, e ai você fica sem referência de quem é e acaba acreditando que “sua vida não faz sentido sem o outro“.
Quando os pensamentos invadem sua mente e você se sente mal querendo voltar para sua “falsa identidade” construída lá trás, você sofre – e por não aguentar tamanho sofrimento, tenta fugir da sua dor muitas vezes comendo, bebendo, comprando, saindo com outros caras ou mergulhando em redes sociais.
Só que esse é o problema: você não está alterando de verdade o seu estado emocional em essência, está apenas mascarando os sintomas.
Então naquele momento talvez você não pense nele, mas não tenha dúvidas de que no momento seguinte ele vai voltar à assombrar sua cabeça e seus sonhos mais profundos.
Pra você conseguir alterar o seu estado emocional em essência, você primeiro vai precisar descobrir aquilo que te faz bem te de verdade: coisas, atividades, pessoas, lugares que te re-energizem, que façam sentir bem de verdade.
É exatamente nestas coisas que você deve colocar seu foco quando os pensamentos sobre ele surgirem. E está tudo bem se você não tiver a mínima ideia de por onde começar, contando que você comece a refletir sobre isso.
Minha sugestão é que você comece fazendo uma lista sobre 20 coisas que poderia experimentar na próxima semana para começar a se sentir bem!
E não precisa ser nada elaborado! Aliás o legal é você misturar coisas que demandam mais planejamento (como um curso novo por exemplo) com coisas que você pode aplicar imediatamente no seu dia-a-dia (uma caminhada pela manhã antes de ir trabalhar, uma meditação guiada de 5 minutinhos antes de dormir).
“Eu entendi Gabi.. mas enquanto esses pensamentos surgem, o que posso fazer AGORA para não sofrer tanto com isso?”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ao invés de fugir da sua dor, acolha-a: quando ela aparecer e aquela vontade incontrolável de contatá-lo bater a sua porta, pare tudo que estiver fazendo e respire: respire fundo por 10 vezes, vá para a frente de um espelho e diga para si mesma:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“OK, estou sentindo isso. Obrigada mente por me lembrar do relacionamento que tivemos. Pelas memórias dos momentos juntos, mas eu sei o preço que paguei por isso. E eu sei o preço que tenho que pagar se eu quiser continuar com essa pessoa e isso quer dizer que não serei feliz como eu quero e mereço ser.”
Gostou do artigo de hoje? Compartilha comigo!