fbpx

Como lidar com a família do ex depois do fim do relacionamento?

Muitas vezes a parte mais dolorida de um término não é lidar com o fim da relação que existia entre vocês, mas lidar com o rompimento de vínculos criados com o restante da família dele: mãe, pai, irmão, irmã e ás vezes até mesmo com o animalzinho de estimação. E aí, você sabe lidar com isso?

Você se apegou à família dele e a família dele se apegou à você: a tratavam praticamente como uma filha.

Você almoçava com os pais dele todo domingo, passeava com a mãe dele no shopping e adorava brincar com o animalzinho de estimação deles.

O relacionamento entre vocês dois terminou mas você, simplesmente, não consegue se conformar de ter que terminar também “todos os outros relacionamentos” que construiu ao redor do namoro?

Afinal de contas são pessoas incríveis que você gosta muito e que se tornaram muito importantes na sua vida, então seria muito injusto você simplesmente esquecer de todo mundo, não é verdade?

Errr, bom… sim e não.

Eu concordo com você flor: é injusto mesmo! Mas sabe o que é mais injusto? Você não seguir com a sua vida por conta disso. Não me mata por favor, mas sabe o que vai acabar acontecendo mais cedo ou mais tarde?Mais cedo ou mais tarde ele levará uma nova pessoa para dentro de casa e você se sentirá mais traída do que nunca porque você considera aquela família praticamente como se fosse a sua segunda família. #prontofalei

E por mais que você a ame muito e a queira muito bem, ela não é sua família. É a família dele.

Mesmo quando o rompimento entre as partes é pacifico, se você for muito apegada à família dele é necessário um distanciamento para que todas as pessoas envolvidas possam reaprender seus novos papeis na estrutura que se formou.

Se vocês terminaram, mas você continua falando ou saindo com a mãe dele, por exemplo, como você acha que vai se sentir quando souber que a mãe dele já tem uma nova “nora”?

Continuar mantendo os mesmos comportamentos que você tinha em relação à família dela na primeira fase que se sucede após o rompimento é continuar indiretamente conectada à ele.

O fato é que toda a vida que você vivia ao lado dele (incluindo todos os momentos familiares) a partir de agora deixarão de existir. Todo processo de luto é doloroso, mas cabe a você não perpetuar esse essa dor por mais tempo do que o necessário: porque o luto dói mas ele é extremamente necessário para que possamos começar novos ciclos em nossa vida.

Ciclos estes que te trarão muito mais felicidade e aprendizados, vai por mim 😉

O seu ex parceiro precisa sentir que realmente tem a liberdade de se relacionar com quem quiser sem se sentir culpado por ter você dentro da casa dele por exemplo – e o mesmo vale pra você!

Isso é um direito de ambos após o final da relação e precisa ser respeitado e honrado.

Infelizmente existem algumas pessoinhas (espero que você não seja uma delas hein?) que acabam se aproveitando dessa aproximação com a família do ex para fazer justamente o contrário – ficar tão próxima a ponto de coibir a aproximação de qualquer outra pessoa, puramente pra meio que “marcar o território” e impedir que o outro se relacione novamente.

Essa é uma atitude extremamente egoísta que só mostra como a pessoa se preocupa com o próprio umbigo – e que não ama o outro de verdade, pois se amasse, o respeitaria em qualquer escolha que ele fizesse.

Mas eu sei que muitas meninas acabam permanecendo próximas à família do ex por conta da afinidade que se formou mesmo. =/

Só que mesmo a intenção sendo boa, se você ainda nutre sentimentos pelo seu ex, a pessoa que será mais prejudicada nessa história toda será você minha flor!

Minha sugestão amorosa é: tenha uma conversa muito sincera e afetuosa com todos aqueles que eram importantes pra você para comunicar-lhes que você os ama muito, mas que precisará se afastar por tempo indeterminado até que você e seu ex assimilem bem o término da relação.

É preciso calma para poder seguir

É preciso calma para poder seguir

Perceba que você pode (e deve!) voltar a manter contato com eles mais pra frente se quiser, mas somente depois que a relação de vocês estiver muito bem resolvida (ou seja, nada de sentimentos e expectativas em querer voltar ouviu mocinha?).

Porque senão você corre o risco de misturar as coisas – e sempre acaba sobrando para aqueles que mais amamos e que não tem nada a ver com isso. =/

Olha esse vídeo que eu acordo mais este assunto:

Pega esse momento e aproveita pra construir uma nova rotina, se cuidar e principalmente: cuidar dos outros relacionamentos que você possui em sua vida hoje.

Compartilhe!