fbpx

5 erros que podem acabar com seu relacionamento

Todo mundo tem o direito de errar mas existem certas coisas nada saudáveis que a gente costuma fazer e que podem destruir o seu relacionamento

Veja alguns erros que podem acabar com o seu relacionamento
Veja alguns erros que podem acabar com o seu relacionamento

Todo relacionamento precisa ser cuidado e nutrido se quiser realmente ir pra frente – foi por isso que resolvi construir esse artigo pra você querida leitora, para que você entenda quais são as coisas que você NÃO DEVE FAZER se quiser sustentar seu relacionamento por uns bons anos. Vamos lá?

Erros que podem acabar com o seu relacionamento

1. O primeiro erro que pode definitivamente acabar com o seu relacionamento são as cobranças: muitas vezes a gente entra em um relacionamento com uma expectativa do que queremos do outro.

Só que cada um tem o seu jeito de demonstrar interesse e afeto. Pode ser que você seja uma menina super carinhosa que gosta de mandar mensagens, perguntar do dia do outro e compartilhar as coisas… mas de repente ele não manda muita coisa, ou as frases dele são mais curtas. Ou ele tem algum comportamento que é diferente do seu.

5 erros que podem acabar com seu relacionamento

E aí você começa a achar ruim e reclama com ele: “Te mandei um textão e você me responde assim?” “Te liguei e você não me atendeu...” “Achei que você ia me chamar pra sair no final de semana porque a gente sempre sai no final de semana…”.

Você precisa aprender a respeitar o espaço do outro: a pessoa dá pra gente aquilo que ela tem disponível naquele momento. Por exemplo: se você dá 100% de você no relacionamento e o cara te dá 60%… isso é o que ele tem disponível pra te dar hoje, minha flor. Não adianta você querer dar 150%, 200% de você tentando “puxar” mais dele – isso só vai assustar o cara e ele vai querer cair fora dessa relação.

2. Segundo erro: não saber ouvir. A gente tem muito essa mania de ir conversar com uma pessoa e já ir se preparando com o que NÓS vamos falar, com um discurso já pré montado na nossa cabeça: “Porque se ele falar A, eu respondo B. Se ele falar B, eu respondo C” e ai nessas você não está ouvindo nada do que ele tem pra te dizer!

Você não está aberta pra ouvir empaticamente o que o outro tem pra falar. Você só está preocupada em responder à altura, em mostrar pra ele que você está certa. Não vá conversar com ele preparada para a guerra: vá preparada para ouvi-lo e expressar o seu ponto de vista da maneira mais pacífica e amorosa possível.

Saiba ouvir o outro com calma e amor
Saiba ouvir o outro com calma e amor

3. Terceiro erro: muitas demonstrações de ciúmes e de possessividade. O ciúme é uma mazela do nosso ego que tem medo e reflete uma baixa autoestima: sua insegurança em relação a si mesma é tão grande que você acha que as outras mulheres são melhores que você ou que os homens não “prestam” – mas o que está escondido por trás de um ciúme não fundamentado (porque convenhamos, nós sabemos exatamente quando existem razões reais para sentir ciúmes e quando as inventamos na nossa cabecinha né?) é a sua incapacidade de lidar consigo mesma, com essa insegurança que está dentro de você e que é responsabilidade sua – não tem nada a ver com o outro. Essa possessividade, essa necessidade de marcar território, de mostrar que o cara está com você só vai afastá-lo cada vez mais.

Como seres humanos, temos a necessidade de nos sentirmos livres para sermos felizes: de ir pra onde a gente quiser e voltar pra onde a gente acha que valha a pena voltar.

Então se você quiser que esse relacionamento perdure e que seja saudável, seja essa pessoa que ele acha que vale a pena voltar (e não aquela pessoa que vai ficar encima dele e ele tem medo até de respirar).

4. Quarto erro: comparações. Quem nunca olhou para o namorado ou marido, e quando ele faz algum coisa que você não gosta, você logo fala que o marido da sua amiga não faz essas coisas, ou seu pai é um cara diferente, ou que um “cara decente e comprometido” não agiria da forma como ele está agindo.

Entenda que cada um tem seu próprio modo de agir: quando você está comparando o seu parceiro com alguém, você está falando que ele não é bom o suficiente do jeito que ele é: que você não O ACEITA como ele é.

Não faça comparações- cada um é um
Não faça comparações- cada um é um

Óbvio que existem situações em que é preciso haver conversa para chegar num consenso que seja bom para ambas as partes, mas NUNCA compare ele com alguém ou com o que você acha que “caras direitos deveriam fazer”, porque isso você aprendeu de algum lugar, né?

E quem te disse que isso tá certo mesmo? Será que não existem outras formas de um cara ser direito sem precisar agir da forma como todo mundo age? Pense a respeito 😉

5. Quinto e último erro: esse aqui é CLÁSSICO: a mulher que nunca fez isso que atire a primeira pedra. Trata-se da leitura mental. Mas o que é essa tal de leitura mental?

Aposto que você já foi conversar com um cara e ai você fica tentando imaginar o que ele está pensando, o que ele está achando de você: “Nossa ele nem me respondeu direito. Com certeza deve estar falando com outra menina. Talvez até esteja com ela agora. Mas também, porque eu fui falar aquilo da forma que eu falei…” e ai você já começa a construir uma história na sua cabeça do que pode ter acontecido.

Não tente adivinhar o que ele pensa
Não tente adivinhar o que ele pensa

O ponto é que nossa mente começa a criar hipóteses e histórias para “nos proteger” da dor e do sofrimento de sermos rejeitados ou sermos feitos de otários.

O maior medo da nossa vida é sermos feitas de idiota e pra tentar evitar isso, preferimos “adivinhar” o que pode ter acontecido através dessa tentativa de leitura mental: mas eu posso te garantir que isso dá errado em mais de 99% dos casos porque você NUNCA terá como saber exatamente o que o outro está passando ou pensando.

Cada ser é único com experiências e contextos únicos e a única forma de você saber efetivamente o que está rolando com o outro é perguntando pra ele. Simples assim.

Se você quiser saber mais sobre outros erros que você pode estar cometendo no seu relacionamento e como desenvolvê-lo ainda mais, eu tenho um mini curso completamente online e gratuito onde mostro o passo-a-passo de como fazer isso. Acesse aqui:

Compartilhe!