fbpx

10 dicas para superar o fim do seu relacionamento

Se você está passando por essa fase difícil da vida e não sabe muito bem o que fazer pra conseguir reerguer-se e reconstruir-se emocionalmente, siga as 10 dicas abaixo.

Passar pelo fim de um relacionamento nunca é fácil, principalmente se você já estava junto com essa pessoa a algum tempo.

10 dicas para superar o fim do seu relacionamento
10 dicas para superar o fim do seu relacionamento

Mas você não está sozinha nessa, viu? Pra te ajudar a passar por essa fase nebulosa da sua vida. Separei as 10 dicas mais importantes que funcionaram pra mim e que você precisa seguir se quiser superar de vez esse trauma:

10 dicas para superar o fim do relacionamento

1. A primeira dica (e também a mais difícil) é: cortar o contato. Sim, cortar mesmo! É muito importante que essa seja a primeira coisa que você faça depois de terminar. Você viveu uma história com esse carinha (ou essa mina) durante um determinado tempo, com uma determinada profundidade.

Então você construiu uma identidade de quem você é encima daquele relacionamento. Enquanto você não corta esse contato parando de falar com ele, de stalkeá-lo nas redes sociais, e evitando ir a lugares em que ele esteja, seu lado energético, sua conexão mental vai continuar nele, naquele relacionamento passado. Nesse momento você precisa construir uma nova identidade sobre você mesma e maneira mais fácil e rápida de fazer isso é cortando o contato.

2. Segunda dica; destralhar sua casa. Você tem alguma coisa na sua casa que te lembre ele? Pode ser um presente que ele te deu, ou coisas que lembram os momentos que vocês passaram juntos?

Existem coisas na sua casa que você nem gosta muito, roupas entulhada no armário que você não usa, coisas quebradas que você nunca consertou e nem vai consertar?

Então aproveita esse momento pra destralhar sua casa e colocar a energia para circular: desapega dessas coisas e de tudo que te lembra dele. Pode até ser um pouquinho dolorido nesse início mas vai valer a pena, eu te prometo.

3. Terceira dica: se perdoar. Muitas vezes quando a gente termina uma relação amorosa, só conseguimos olhar para nossos erros e que deveríamos ter agido de forma diferente: que foi por nossa culpa que o outro terminou.

Só que isso não é verdade e sabe porquê? Porque naquele momento quando você estava dentro do seu relacionamento, você fez o melhor que você podia. Agora que passou tudo e você tirou o aprendizado, você é uma nova pessoa.

Você é uma pessoa com novas percepções SÓ porque você passou por tudo aquilo. Então não adianta agora que você tem uma consciência diferente você achar que poderia ter feito melhor. Não você não podia. Agora você pode fazer melhor numa próxima oportunidade. Naquela época, você fez o melhor que você podia. Então se perdoe para continuar seguindo em frente na tua vida.

4. Quarta dica: evite ficar falando sobre o relacionamento ou sobre o dito cujo ou ficar tentando saber dele, porque essa é uma forma de roubar no jogo e continuar mantendo o contato.

5. Quinta dica: descobrir um novo hobby. Eu tenho certeza que você tem alguma habilidade, dom ou talento (mas talvez ainda não faça ideia disso). Muitas vezes, dentro do relacionamento acabamos tendo uma autenticidade de casal e fazemos só o que o outro gosta e ai você pode ficar meio sem referência do que gosta de fazer pra se divertir.

Tende buscar algo que te faça bem, mas sem que você dependa de uma pessoa especifica. Não é que você precise fazer tudo sozinha, mas quando você só diverte com a Mariazinha e ela não está disponível, você sofre. Então abra um pouco seus horizontes e teste novas possibilidades, OK?

6. Sexta dica: busque um voluntariado – algo que te agregue, que faça bem pro seu coração. Quando eu falo voluntariado não significa que você precise dar dinheiro para as pessoas humildes.

Pode ser como pode não ser. Talvez você tenha afinidade com animais e faça mais sentido pro seu coração trabalhar em uma ONG que cuida de filhotes, por exemplo. Ou você pode ser fera no inglês, então pode dar aulas para comunidades carentes.

Trabalhos voluntários existem inúmeros; busque algum em que você possa contribuir com aquilo que tem de melhor e eu te prometo que você se sentirá muito mais feliz consigo mesma.

7. Sétima dica: faça uma atividade física que te dê prazer. E não me venha com essa de não ter tempo na sua rotina hoje.

Faça uma atividade física
Faça uma atividade física

Se tem tempo pra chorar, tem tempo pra se exercitar! O exercício físico tem o poder de te encher de endorfinas do bem-estar, te faz sentir-se autossuficiente, proporciona uma sensação de superação e de quebra, ainda melhora sua autoestima.

8. Oitava dica: cuide da sua higiene mental. Nessa fase da vida, a nossa mente fica louca, atordoada jogando mil pensamentos sabotadores pra gente onde tudo é uma merda, onde não temos valor e nada faz sentido.

A nossa mente fica uma zona e isso é sujeira: sujeira mental. Então da mesma forma como você toma banho e escova os dentes, você precisa fazer higienizações mentais. Como você pode fazer isso?

Você pode meditar por exemplo: separe 5 minutinhos do teu dia para ficar tranquila fazer uma meditação guiada para começar a aquietar a mente. Uma outra forma de cuidar da sua mente é exercitá-la a sempre buscar o lado positivo das coisas que acontecem com você.

9. Nona dica: parar de se comparar com os outros. É muito injusto fazer isso, sabe porquê? Porque só você sabe tudo que você passou e tudo que você está sentindo.

Então você conhece toda a sua sombra, todo o seu lixo emocional. Do outro outro, você não conhece essa parte: você só conhece aquilo que ele quer que você veja. Ele não vai te mostrar a pior parte dele. Além disso, você nunca terá ideia do que ele passou e continua passando para estar onde está hoje. Então pare de comparar os seus bastidores com o palco do outro.

10. E a décima e última dica que eu tenho pra você é: planeje algo sozinha! Pode ser uma viagem por exemplo, que é muito incrível!

Não precisa começar indo para o exterior; pode ser uma pequena viagem no final de semana para praia completamente sozinha por exemplo. Se hospede num hostel pra conhece pessoas diferentes.

Não importa o que você vai fazer, o importante mesmo fazer algo completamente sozinha, planejando todos os detalhes: isso vai te dar um enorme empoderamento de si mesma e da SUA felicidade!

Se você quiser saber mais sobre como colocar essas dicas em ação, eu tenho um mini curso completamente online e gratuito onde mostro o passo-a-passo de como fazer isso. Acesse aqui:

Compartilhe!