fbpx

Relacionamento rebote dá certo?

Seu relacionamento acabou de terminar, as coisas mal esfriaram e ele (ou quem sabe você) já engatou uma nova relação? Será que relação realmente pode dar certo? Descubra no artigo a seguir.

Talvez você ainda não tenha ouvido o termo relacionamento rebote, mas certamente viveu ou conhece alguém que já viveu um.

Leia também: Dar um tempo no relacionamento resolve?

Relacionamento rebote é aquela relação que você entra logo depois de terminar um relacionamento de longa data, antes mesmo de se curar desse antigo amor. O famoso “esquecer um amor com outro amor” que muita gente acredita.

Um relacionamento rebote acontece basicamente por dois motivos:

1- A dor é muito forte: a pessoa quer tanto, desesperadamente, fugir da dor de ter que lidar com as fases do luto depois de uma perda emocional (que são necessárias de serem vividas em sua totalidade) que prefere se anestesiar preenchendo-se com uma nova relação. 

2- Além disso, pessoas extremamente carentes que morrem de medo de ficar sozinhas, fogem da solidão como o diabo foge da cruz e são dependentes afetivamente de outros também estão mais propensas à uma nova união com efeito rebote.

Uma coisa importante que você precisa saber: tanto mulheres como homens podem engatar um relacionamento deste tipo, mas os homens possuem uma tendência maior porque por uma série de questões culturais e outras, inclusive biológicas, eles possuem mais dificuldade em lidar com as emoções do que as mulheres. 

Razão e sentimentos andando separados.

Geralmente a mulher sente que precisa de um tempo para digerir o término (lógico que existem exceções) enquanto o lado mais racional e prático do homem faz com que reprima suas emoções através de uma nova parceira.

A princípio uma nova relação pode parecer tudo de bom, né? Afinal você acabou tapando o buraco deixado pelo teu ex-companheiro com essa outra pessoa, mas será que isso realmente pode dar certo?

Se você está esperando ansiosamente que eu te diga SIM PODE, sinto lhe dizer, flor, mas definitivamente um relacionamento rebote não tem a menor condição de dar certo. 

De fato, ele pode se tornar a pior das consequências dessa solidão desesperadora que você se sente e eu vou te explicar o porquê:

As relações rebote na verdade são como uma máscara: funcionam como uma falsa maneira de aliviar suas próprias necessidades pessoais. No fundo, tudo que elas fazem é colocar ainda mais peso ao fardo que a perda significou. Quanto mais tempo você permanece num relacionamento rebote, mais tempo levará para se curar completamente: você só está postergando algo que mais cedo ou mais tarde, deverá ser vivido.  E pior: você vai pagar juros altíssimos por isso. 

Pessoa triste.

Como você está sofrendo, acaba projetando essa falta em alguma coisa: pode ser a uma pessoa, mas também podem ser coisas (casa, carro ou outros bens materiais) e até animaizinhos: sabe aquelas pessoas que acabam com 10  gatos? Não tem nada de errado você ter um bichinho e cuidar dele. Mas muitas vezes você se apega tanto a eles só para evitar de olhar para si mesma, de lidar e viver a sua realidade.

Perceba que o que você está fazendo inconscientemente é adiar um luto necessário. Se você não senti-lo, NUNCA estará recuperada e pronta para uma nova relação ser saudável e amorosa de verdade.

Suas relações serão sempre medíocres e você sempre ficará comparando o atual com o ex. 

O que vai acontecer é que lá na frente você vai ter que parar para viver a fase que não foi vivida, e isso pode causar enormes cicatrizes emocionais.

Cicatrizes emocionais.

Cicatrizes essas que podem estragar a relação que você já está. Talvez o cara seja incrível, mas você irá perdê-lo porque não estava preparada para ele.

E como identificar se estou mesmo vivendo um relacionamento rebote? E como identificar se meu ex entrou em um relacionamento rebote?

Abaixo listei algumas características para você fazer essa identificação:

  • A nova pessoa é o seu completo oposto;
  • Tudo acontece na velocidade da luz: muitas alunas minhas comentam que o ex nunca as levou para tais lugares ou mesmo demorou muito tempo para apresentá-las para a família, mas que com menos de 2 meses de namoro com a nova mulher já estava levando-a para os quatro cantos e a apresentando para todo mundo. Isso acontece porque existe uma tentativa de recriar artificialmente a sensação de intimidade que vocês tinham um com o outro – intimidade essa que naturalmente leva um bom tempo para ser construída. Só que como ele está “carente” acaba forçando uma intimidade que mais cedo ou mais tarde, pode ruir a relação. 

Se você terminou seu relacionamento recentemente, eu recomendo que você passe no mínimo 6 meses em um profundo processo de cura e autoconhecimento antes de se encontrar com uma nova pessoa. Encare esse tempo para sua reconstrução pessoal, como uma grande oportunidade de você se relacionar e se conectar mais consigo mesma!

E para finalizar, quero responder uma pergunta que me fazem muito, que é a seguinte:

“Gabi, percebi que meu ex entrou em um relacionamento rebote. Vale a pena eu espera ele terminar?”

A resposta é simples: quantas vidas você tem para se dar ao luxo de desperdiçá-las esperando que outra pessoa tome uma decisão? Você está disposta a jogar anos da sua vida no lixo? Está disposta a correr o risco de perder sua vida inteira esperando por alguém?

Porque existem pessoas que ficam anos e anos em relacionamentos rebote, por piores e mais infelizes que eles sejam. Pessoas que vivem trocando de relacionamentos, passando de rebote em rebote o resto de suas vidas.

Você está disposta a pagar o preço? 

Compartilhe!