Você sempre sonhou em casar mas quando esse sonho finalmente se torna realidade, percebe que as coisas não são exatamente do jeito que você imaginou?
Casamento: aquele evento que você sonha desde que era pititica e que vai marcar a sua virada para a vida adulta e bem sucedida (disseram eles). Você cresceu assistindo a filmes onde as pessoas se casavam no final e viviam felizes para sempre. Filmes que, geralmente, o casal se conhecia e, logo de cara, já sabiam que um o outro era o grande amor de suas vidas.
Só que ai, na vida real, quando você conhece uma pessoa e decide casar com ela… tudo acontece exatamente ao contrário! Aquilo que era um romance de contos de fada se torna um verdadeiro inferno… vocês passam a brigar constantemente, não concordam em quase nada e, simplesmente, o que era pra ser um casamento feliz vai pelo ralo abaixo.
Pronto, o casamento estragou tudo (dizem eles novamente).
Por um lado, eles falam que você precisa casar e constituir família. Mas por outro, dizem que o casamento é uma verdadeira prisão e que a vida nunca mais volta a ter o mesmo brilho de antes.Se isso fosse uma verdade absoluta, não existiriam casamentos duradouros e felizes né?
Talvez ainda sejam poucos perto da multidão infeliz e inconsciente. Mas aposto que você conhece algum casal que apesar de estar juntos há um bom tempo, nutre um imenso carinho um pelo outro, se dá super bem e se ama verdadeiramente. A gente consegue perceber essas coisas só de olhar pra algumas pessoas – é a energia de amorosidade que elas emanam.
Mas se isso é possível, porque alguns casamentos não dão certo? Porque não deu certo pra você? É sobre isso que a gente vai falar mais ali embaixo…
Por que meu casamento não deu certo?
Existem algumas razões para que isso aconteça e eu vou listar 2 aqui embaixo:
1. Talvez vocês não tenham esperado o período da “paixão” passar antes de tomar uma decisão tão importante como casar: Já ouviu falar que a paixão funciona como uma droga no nosso organismo? Pois é, FUNCIONA MESMO!
Leve isso bem ao pé da letra porque é exatamente isso que ela faz. Todo início de relacionamento conta com um período (que pode variar de 6 meses a 2 anos) onde a nossa produção hormonal fica completamente alterada, fazendo a nossa percepção sobre a realidade ser alterada também.
É por isso que tudo é lindo e maravilhoso e você acha que tudo vai dar certo – porque você está “drogada” pela paixão e não consegue enxergar a realidade tal qual ela é.
2. A maioria das pessoas se casa pelos motivos errados: porque querem seguir o “protocolo social”; porque precisam mostrar pra família e para as amigas que elas “deram certo”; porque querem fazer o outro se comprometer a qualquer custo; porque querem sair da casa dos pais, entre outros.
Se o seu motivo não for algo como: a nossa afinidade é muito grande, nosso nível de parceria e cumplicidade é quase inexplicável e nossos estilo de vida e sonhos são muito parecidos – esqueça. Talvez casamento não seja pra vocês dois.
Os prós e contras do casamento
Ninguém nunca te contou isso, mas casamento tem mais contras do que prós. O casamento limita um dos ingredientes mais primordiais em um relacionamento saudável: a novidade.
Nós, seres humanos, somos movidos a novidade: precisamos estar em constante aprendizado, transformação, mudança, se não ficamos tristes, desanimados e perdemos o “tesão” pela vida.
Mas então, quer dizer que ninguém deveria casar? Não, não é isso. Isso quer dizer que você deveria pensar MUITO, mas MUITO BEM MESMO antes de casar. Porque a novidade se não deixar de existir, vai, no mínimo, reduzir bastante entre vocês dois.
E os problemas vão aparecer. As diferenças entre vocês dois vão emergir. E aí, nessa hora, se vocês não estiverem naquele mood que falei lá encima (de afinidade muito grande, nível de parceria e cumplicidade quase inexplicável e estilo de vida e sonhos muito parecidos) o casamento pode sim, acabar com sua relação.
Por isso que eu acredito que casamento não é pra todo mundo. É pra quem já atingiu um grau de consciência e maturidade muito grande e que, realmente, encontrou um parceiro de alma pra dividir os “desafios da vida”.
E se você terminou de ler esse texto e descobriu que não se encaixa nesse mood: tá tudo bem! Você pode (e deve) continuar se relacionando com seu parceiro, vivendo, experimentando coisas novas. Quem sabe um dia vocês cheguem lá. Mas se não chegarem, viva o seu momento, viva esse mood que você está agora.
Eu te garanto que você vai ser muito mais feliz e satisfeita em uma relação assim do que em um casamento se destruindo a cada dia.