(Ser amiga do ex). Vocês eram companheiros inseparáveis, mas agora que o relacionamento chegou ao fim, você não quer perder a presença dele na sua vida? Prefere ser apenas amiga do ex do que deixá-lo ir embora de vez? Flor, isso pode ser fatal para sua vida! Vou te contar o porquê.
Vocês fizeram parte da vida um do outro durante anos. Compartilhavam não só carinho e afeto, mas também a rotina do dia-a-dia: ele era a pessoa que você mandava WhatsApp para falar do seu dia árduo no trabalho, que levava seu cachorro para passear e com quem você compartilhava as noites em frente à TV maratonando séries do Netflix.
Leia mais: Como saber se ele ainda me ama?
Pôxa, parece mais do que justo mantê-lo na sua vida mesmo que seja apenas como amigo, não é verdade? Errr, na verdade… não. Esse é o maior tiro no pé que você pode dar e eu vou te explicar o porquê.
O que rola nos bastidores: quando vocês começaram a se relacionar, ainda não se conheciam tão bem. Estavam apaixonados e por isso queriam tanto estar na companhia um com outro. Ao longo do tempo, vocês foram construindo pouco a pouco uma rotina em conjunto. Começaram a desenvolver hábitos que se incluíam mutuamente um na vida do outro.
Então, o sentimento de amizade cresce emaranhado com o relacionamento, a paixão que existe entre vocês.
Não é que essa amizade não seja verdadeira, mas ela está tão grudadinha na paixão que quase não conseguimos distinguir uma da outra: como se fossem duas plantinhas crescendo em simbiose uma com a outra, uma se alimentando da outra.
Quando o relacionamento chega ao fim e uma das partes ainda tem algum tipo de sentimento pela outra, é, praticamente, impossível separar esse sentimento da amizade também cultivada.
Eu sei exatamente o que você está pensando agora: “Mas Gabi, eu prefiro ser só amiga dele do que deixá-lo ir embora pra sempre da minha vida.”
É que você está observando apenas na superficialidade dos fatos, minha flor – o fato de você não querer que ele saia da tua vida significa que na verdade, você ainda não aceitou o final da relação.
A verdade que ninguém te conta sobre ser amiga do ex
Quer ver só uma coisa? Vamos imaginar que ele arrume uma nova namorada. Você ainda assim vai querer continuar a ser amiga dele?
Duas coisas podem acontecer:
– Você dizer que sim, mas com a esperança que ele tenha um “click” e largue dela percebendo que você é o amor da vida dele – aqui vos fala uma pessoa que fez EXATAMENTE isso durante anos!
– Você sofrer horrores e ficar com tanta raiva, mas com tanta raiva que não vai mais querer ver o coitado nem pintado de outro kkk.
“Mas Gabi, calma.. você está dizendo então que é impossível ser amiga do ex? Que não existe isso, que não tem possibilidade de dar certo?”
Também não. O que eu quero dizer que é muitas vezes (quase 99% das vezes) ainda rola um sentimento, mas você simplesmente fica se enganando ao falar que que ser só amiga do ex – na real não é isso que você quer!
Você quer continuar mantendo-se próxima a ele para que ele vá percebendo o quão maravilhosa e incrível você é, e queira voltar contigo lá na frente (quem nunca fez isso que atire a primeira pedra…)
Isso é não aceitar o fim – e só tende a te prejudicar mais e mais. Porque você vai perder seu tempo. Você vai ficar frustrada observando que por mais legal que você tente ser, por mais “amiga” e parceira você tente ser, por mais que você tente respeitá-lo na decisão dele, ainda sim ele NÃO VAI QUERER VOLTAR COM VOCÊ (desculpa, eu sei que doeu, mas eu juuuuro que é para o seu bem!).
E aí você se frustra. Se magoa. Se acha um lixo. Se acha feia. Se acha chata, desinteressante. Fica com muita raiva dele e se perde completamente de si mesma. Percebe como é uma perda de tempo e de energia minha flor?
A amizade SÓ pode acontecer sinceramente quando não existe mais paixão em nenhuma das partes envolvidas. Porque assim ela pode crescer sozinha – se a paixão está encrustada nela, ela a poda, a impede de florescer.
Minha dica sincera? Se afaste dele completamente por um tempo. Cuide do seu coraçãozinho, conheça gente nova. Você pode continuar tendo carinho por ele mesmo não estando ao lado dele diariamente – isso não muda nada.
Mas nesse momento, é mais importante você cuidar de si mesma evitando o contato a todo custo, pra que você se fortaleça e esse sentimento de paixão vá murchando aos pouquinhos.
É completamente insano da nossa parte depositar nossa felicidade em algo que a gente não pode exercer o mínimo controle – como ficar ali coladinha na dele na esperança de um dia, quem sabe, ele vá querer voltar contigo.
Não é isso que vai fazer ele querer voltar contigo. A única coisa que pode unir vocês de novo são os laços de afinidade genuínos, e pra isso vocês realmente precisam TER afinidade. Não adianta forçar a barra. Afinidade não é uma coisa que se faz – ou vocês tem, ou vocês não tem.
Você gostaria de sentir-se, completamente, A P A I X O N A D A por si mesma? Dar um sentido profundo a sua vida? Ser mais feliz, dar mais risadas à toa, sentir-se um mulherão da porr*a?