fbpx

Luto no Término de Relacionamento: Conheça as cinco fases

Terminar um relacionamento pode ser uma experiência de perda tão traumática que muitas vezes é comparada até mesmo com a própria morte. Pois é! Quem nunca sentiu que a vida não fazia mais sentido após tomar um fora ou decidir pôr fim em uma relação?!

É por isso que o término de um relacionamento pode ser entendido e dividido em cinco momentos, que chamamos de as cinco fases de luto.

Leia também: O que fazer depois de levar um fora do “amor da sua vida”?

Isso funciona como uma maneira de guiar as pessoas que passam por isso e de alguma forma tentar tornar esse período um pouco menos difícil.

Saiba tudo sobre essas fases a seguir.

1 – Negação

Essa é fase inicial, também conhecida pelo estado de impacto ou choque, quando a pessoa que está passando pela situação de término simplesmente não acredita que isso está acontecendo com ela.

É difícil criar a consciência da perda e processar tudo o que está acontecendo. No início, tudo fica confuso e parece impossível enxergar a nova situação com clareza.

É por isso que nessa etapa a pessoa tende a entrar em um ciclo de negação, com pensamentos como “isso não pode estar acontecendo comigo”, ou “ele/ela vai se dar conta do que está perdendo”.

Nessa fase, geralmente a pessoa finge que nada está acontecendo e resiste em encarar a situação de frente. Esse é o jeito que nosso subconsciente encontra de evitar o sofrimento da perda.

2 – Raiva

Depois de algum tempo, finalmente começamos a aceitar gradualmente o fim do relacionamento. Esse é um período de muita dor e revolta, e por isso é caracterizada por ser a fase da raiva.

Demonstrar raiva é mais fácil do que demonstrar tristeza. Isso funciona quase como um mecanismo de defesa mesmo, sabe?!

É nessa fase que geralmente ocorrem muitas agressões verbais entre o ex casal, quando um liga para o outro para tirar satisfações e entender os motivos que levaram ao término, fazem acusações pesadas um ao outro, queimam fotos, amaldiçoam os bons momentos que tiveram juntos, etc.

É uma fase super nociva, mas na verdade estamos apenas tentando esconder a tristeza que estamos sentindo lá no fundo.

3 – Barganha

Depois que passa todo esse período da raiva, geralmente entramos na fase da barganha, que é quando a nossa própria mente nos induz a pensar em formas de ter o relacionamento de volta.

É geralmente nessa etapa que a pessoa começa a se mostrar disposta a fazer acordos e promete mudanças no comportamento como uma tentativa de reconquistar o ex.

Isso acontece porque temos medo de ficar sozinhos e de enfrentar a dor do fim do relacionamento. É por causa dessa fase que muitos casais acabam reatando, muitas vezes, pelos motivos errados.

4 – Depressão

A quarta fase é o momento onde surgem os maiores questionamentos. A gente começa a se questionar sobre T-U-D-O: Qual o sentido da vida? Por que eu fui me apaixonar? Como eu pude fazer tantos planos com aquela pessoa?

Essa é a fase onde nos afundamos em uma torrente de sentimentos ruins, como culpa, derrota e autocomiseração. Temos vontade de desaparecer, ou de nos trancar em casa e nunca mais sair.

A angústia e o medo parecem se tornar companhias constantes nesse momento. A ideia de um dia conhecer outra pessoa, então, parece intragável, porque tudo lembra o ex: as músicas que você escuta, os lugares que frequenta, os memes que vê nas redes sociais.

Nessa hora, tente se lembrar que tudo passa! O sofrimento faz parte, e nos ajuda a crescer e evoluir como pessoas.

5 – Aceitação

Finalmente conseguimos enxergar uma luz no fim do túnel e chegamos na tão esperada fase da aceitação!

Nesse momento conseguimos, enfim, fazer as pazes com a vida e começamos de fato a entender o que realmente aconteceu e porque o relacionamento acabou.

Aceitar a realidade é parte fundamental do processo de perda e nos ajuda a lidar melhor com o sofrimento e a dor. Quanto mais resistência à realidade, mais dor geramos para nós mesmas.

Parece impossível chegar até aqui, né?! Mas olha só, basta dar tempo ao tempo que esse momento de aceitação uma hora chega. Vale lembrar que a aceitação não acontece de uma hora para outra (quem dera!). Ela vai acontecendo aos poucos, conforme amadurecemos após o término.

Se você passou por um término recentemente, respira e não pira. Tudo vai melhorar com o tempo, confia em mim.

Compartilhe!