fbpx

7 dicas para lidar com o ex quando se tem filhos em comum

Difícil? Sim, mas não impossível! Se você é uma mulher que racionalmente sabe que precisa cortar o vínculo com o ex, mas não o pode fazer completamente porque tem filhos em comum com ele, venha comigo que este artigo foi escrito pra você!

Diariamente, eu recebo mensagens de mulheres desesperadas que me pedem dicas sobre qual a melhor forma de se desligar do ex companheiro sem prejudicar os filhos.

Bom, vamos por partes porque eu tenho muita coisa pra falar rsrs.

O primeiro ponto importante falarmos sobre os efeitos de um relacionamento tóxico na vida de uma criança.

Muitos pais acreditam que a separação é um evento traumático demais para as crianças, e muitas mães acabam inclusive jogando a culpa de não conseguirem se separar por conta dos filhos.

Cara, essa é a maior sacanagem que você pode fazer com teus filhos! Uma que você está, literalmente, eximindo a própria responsabilidade pela sua vida e a está JOGANDO esse peso horroroso sob as costas deles, como se eles fossem os verdadeiros culpados pela sua felicidade! Imagina o quão traumático pode ser para uma criança crescer acreditando que ela é a responsável pelos pais serem infelizes e passaram obrigatoriamente o resto de suas vidas juntos?

Viver em um local em que só há discussão, pode ser pior do que a separação.

Duas, que a gente muitas vezes subestima a capacidade das crianças de entenderem as situações. O que vai fazer seu filho fica traumatizado não é o fato em si, mas forma como isso será contada a ele.

Você não precisa entrar em detalhes com ele sobre todos os 1001 motivos que estão levando você a querer se separar dele, mas basta falar-lhes com muito amor que essa é uma decisão que beneficiará todo mundo.

A mãe deles ficará muito mais feliz e o pai também, desta forma ambos os pais podem fornecer ainda mais amor, o dobro de amor para as crianças! Você pode até brincar com o fato de agora eles terem duas casas, ganharem 2 presentes e terem tudo dobrado a partir de então.

Deixe claro para o seu filho que o amor entre vocês não mudará e que a relação entre pais e filhos continuará a mesma ou melhor.

Outro detalhe importante é pensamos o quão muito mais prejudicial pode ser para uma criança crescer sob um teto de brigas constantes, acusações, traições e pais infelizes.

Grande parte das nossas crenças e visões de mundo são formadas quando ainda somos pequenos, então é importante que a gente se dedique em criar nossos filhos o máximo possível em ambientes de paz e amor.

Acredite em mim, a separação em muitos dos casos pode ser infinitamente mais benéfica para seu filho do que continuar empurrando com a barriga e deixando as coisas como estão.

Mas e se no seu caso, você não quisesse a separação? Na verdade levou foi um pé na bunda do seu ex companheiro e agora não está sabendo lidar com o fato de não poder cortar o contato de vez por conta dos filhos?

Vamos a segunda parte então.

Não corte o contato dele com a criança

É muito, muito importante mantermos bem alinhado que, com exceção do teu ex parceiro ser negligente ou abusivo com a criança, você nunca deve cortar o contato entre ele e o seu filho, NUNCA! O que você precisa fazer é limitar o seu contato com ele e cortar todo o contato emocional e isso vou te explicar como fazer 😉

Muito menos tentar colocar a criança contra o pai, falando mal dele ou tentando atingi-lo através dela alguma forma! Eu realmente espero que você não esteja fazendo isso mas se estiver pare agora tudo bem?

Utilizar seu filho para curar um ego ferido é a coisa mais desastrosa que você pode fazer com o futuro dele. Estamos combinadas?

Dicas para lidar com o ex quando se tem filhos

Então para finalizarmos, eu gostaria de deixar algumas dicas que você pode adotar com teu ex parceiro para minimizar o contato com ele, dando espaço para que suas feridinhas internas cicatrizem, sem entretanto, prejudicar seu filho de nenhuma forma.

1. Ponha você as cartas na mesa, estabelecendo limites: não é porque foi ele quem terminou que dele decidirá como as coisas acontecerão de agora em diante. Nananinanão!

2. Mantenha o contato com ele o mais formal possível e falando APENAS dos filhos (nada de conversinhas no WhatsApp… passe a usar E-mail por exemplo)

3. Evite que ele te procure para saber do seu filho já enviando as informações que ele vai querer saber (você pode preparar um ou dois e-mails semanais com as notas do seu filho, acontecimentos escolares e outras coisas que falem só a respeito da criança.

4. Arrume um mediador que possa fazer os contatos mais diretos (pode ser um parente como sua mãe, irmã, amigo próximo ou até mesmo requerer um mediador formal no judiciário que muitas vezes pode ser feito gratuitamente)

5. Escabeça acordos de visita prévios: não deixe ele aparecer na sua casa quando bem quiser!!!

6. Caso seu filho comece a contar coisas do pai ou até mesmo da nova namoradinha dele, tenha uma conversa muito sincera falando que você prefere que ele não te conte essas coisas: muitas vezes a criança acha que está protegendo a mãe contando as coisas pra ela ou até mesmo tentando chamar a atenção. E como seu filho é uma criança e não sabe o que é melhor pra você, cabe a VOCÊ conversar com ele para que ele entenda. =)

7. SEJA FIRME! Se você ceder uma, duas, três vezes, perde completamente a credibilidade não só perante ao seu ex mas principalmente, com você mesma.

Por fim, gostaria de finalizar ressaltando que o bom senso é a LEI: se você ainda sofre ao vê-lo ou em falar com ele, os limites devem ser mais árduos; se houver indiferença da sua parte, eles podem ser mais brandos e informais.

O contrário do amor não é o ódio, e sim a indiferença: e cabe a você, somente a você fazer o que for necessário para se desvincular, definitivamente, do teu ex.

Compartilhe!