fbpx

Descubra 3 vantagens de estar solteira

Se você já está solteira há algum tempo ou acabou de terminar uma relação, uma coisa certa: existe uma beleza única neste momento e é exatamente sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

“É belo estar só e também é belo amar, estar com as pessoas. E essas dimensões são complementares, e não contraditórias. Quando você estiver na companhia de outras pessoas, aproveite, e aproveite ao máximo: não há necessidade de se preocupar com a solitude. E quando estiver saturado dos outros, mergulhe na solitude e aproveite-a ao máximo.” (Osho)

Eu não poderia começar este texto com uma citação melhor que esta do grande mestre Osho. 

O fato é que existe uma beleza e uma preciosidade única em construir um relacionamento de amor e parceira com alguém, mas também existe uma beleza e uma preciosidade extraordinária em construir um relacionamento de amor e parceria consigo mesmo.

Leia também: Você se acha uma mulher gostosa?

Sabe, existe uma grande diferença entre sentir solidão e sentir solitude.

Solidão é sentir a ausência do outro. É sentir-se incompleto, sentir que falta alguma coisa, que falta alguém ao seu lado para te completar e te fazer feliz.

01- A maioria de nós se identifica com o sentimento de solidão por duas razões: A primeira é que nós mulheres vivemos em uma sociedade que desde os primórdios foi construída através de uma hierarquia patriarcal e machista, onde só seriamos aceitas pelos olhos sociais se casássemos e tivéssemos filhos. A mulher que passava dos 30 anos sem constituir família era vista como fracassada. 

Família padrão do século passado.

As coisas podem já ter mudado bastante hoje em dia, mas infelizmente, ainda existem muitos vestígios desta linha de pensamento em nosso inconsciente coletivo que faz com que as mulheres realmente acreditem que se ainda não conseguiram um relacionamento sério é porque existe alguma coisa de errado com elas.

2- A segunda é que somos ensinados desde que nascemos a medir nosso valor próprio pelo olhar do outro: o que o outro pensa de mim? Será que as pessoas me acham interessante? Será que os homens me acham bonita? E como consequência dessa preocupação com o olhas externo, tendemos a nos sentir deslocadas ao ficarmos sozinhas, afinal de que forma seremos aprovadas por alguém assim? Quem estará lá para nos dizer o quão bonita ou incrível você é? 

Parece que se não ninguém lá para te dizer isso, é porque você não é de verdade.

Por um lado é normal que em alguns momentos específicos da nossa vida a carência bata e sentimos uma vontade de compartilhar nossa vida com alguém, mas quando isso passa a ser constante e quase como uma obsessão pra você, é sinal de perigo.

A seguir vou listar 3 vantagens de ser solteira e de como transformar a solidão que talvez você esteja sentindo agora em solitude:

Autoconhecimento

Eu sei, eu sei que você deve ter torcido o nariz para esta palavrinha mágica, que infelizmente hoje em dia está tão banalizada, mas por favor, acompanhe meu raciocínio: desde que nascemos somos rodeados por pessoas nos dizendo o que fazer e quando fazer. Quando você é pequenina, sua mãe te diz que roupa vestir e o colégio te diz o que estudar. Vai crescendo e decide fazer uma faculdade X porque as pessoas dizem que dá mais dinheiro. Entra em uma determinada empresa porque foi a empresa que “deu pra entrar”.

Nessa altura do campeonato você já não faz ideia de quem é essência. Mas o bicho pega mesmo quando você então decide entrar em um relacionamento e aquilo que você “credita ser sua identidade” (mas que na verdade é uma identidade emprestada das pessoas que você convive) se mescla com o outro criando uma nova identidade chamada casal. Olha só que rolo louco. No final das contas, grandes chances são de você não fazer mínima ideia de quem você é em essência. 

E quando eu digo quem você é, não estou perguntando seu nome ou o que você faz. Estou perguntando quem é: o que te faz feliz? O que te fazer sentir-se bem? O que te faz ficar calma, serena, cheia de energia e disposição? O que te faz sentir-se mal, te suga a energia e te deixa pra baixo?

E é justamente no momento em que você está solteira pode se autoconhecer profundamente sem se confundir com os papéis sociais.

Liberdade

Por melhor que um relacionamento seja, ele nunca te proporcionará a mesma liberdade de quando você está solteira: um relacionamento implica conversa e acordo mútuo, alinhamento de expectativas e de compromissos um com o outro.

Não estou dizendo que tudo isso seja ruim, mas somente uma pessoa que já experimentou a total liberdade de uma solteirice bem vivida – como sair pra onde quiser, viajar quando der na telha ou mesmo se permitir conhecer pessoas, coisas e lugares que jamais sonhou – tem condições de viver um relacionamento sem se auto-sacrificar.

Existem muitos casais que, por não terem aproveitado este momento da vida em sua mais intensa plenitude, tem curiosidades e desejos que precisam reprimir por conta dos compromissos assumidos na relação. 

Toda repressão é um sacrifício, um ato de desamor consigo mesmo. E todo sacrifício leva a um excesso de cobranças em relação ao outro, como se o outro precisasse agora compensar tudo aquilo que você deixou de fazer por ele.  

Diversão

Relacionamentos podem ser divertidos? Com certeza podem. Mas quando você está solteira tudo é muito diferente porque sua vida é praticamente regada a novidades (a não ser que você não queira).

Mas a realidade é que quando se está em um relacionamento, é comum vocês acabarem dividindo os mesmos amigos e isso faz com que seja mais difícil conhecer gente nova. 

Além disso, uma rotina passa a ser construída e vocês provavelmente acabam visitando os mesmos lugares e consequentemente vendo as mesmas pessoas.

Já quando você está solteira, sua vida não está programada, você não precisa enfrentar programas de família que talvez não sejam tão legais assim ou mesmo, pode se permitir conhecer pessoas novas todos os dias! E quando eu falo conhecer, não é necessariamente sair com vários caras e ficar com todos eles, mas simplesmente conhecer gente com interesses diferentes que podem te ensinar muita coisa, ampliar sua bagagem e repertório sobre experiências divertidas.

Um dos maiores desafios em relacionamentos é manter o clima de novidade, surpresa e excitação do inicio da relação ao longo do tempo e por mais que, sim isso seja possível de fazer, nunca será a mesma coisa do começo. De novo, não estou dizendo que isso faz com que se relacionar não seja bom e que não tenha inúmeras outras coisas maravilhosas, mas com certeza é um dos contras de se ter um relacionamento. Estar em um relacionamento também tem suas vantagens,mas não é sobre isso que se trata este artigo, então como certeza o fator diversão entra como uma grande vantagem de se estar solteira.

Portanto, voltando ao inicio do texto, aproveite esta fase da vida em sua máxima intensidade porque quando você encontrar alguém com quem valha a pena estar, estará muito mais madura e preparada para viver o outro lado da moeda.

Compartilhe!