fbpx

Dar um tempo no relacionamento resolve?

Hoje em dia é muito comum alguns casais decidirem dar um tempo no relacionamento para ver se as coisas melhoram… mas será que isso mais ajuda ou atrapalha?

Dar um tempo no relacionamento. Só de ouvir essa frase já dá um frio na barriga como se esse fosse um grande sinal de alguma coisa vai muito errado no seu relacionamento e que ele pode estar por um fio de terminar de vez.

Leia também: Como fazer ele sentir sua falta?

Se a gente for parar pra pensar, “dar um tempo” é uma coisa muito louca que a nossa geração criou para tentar resolver um problema sem necessariamente “se esforçar para resolvê-lo”.

Eu admito que em teoria, a ideia pode até realmente ser boa: vocês se afastarem por um período onde cada um vai rever os pontos que talvez estejam levando a relação à se desgastar sem que a opinião de um interfira diretamente na opinião do outro, o calor das brigas, discussões e crises de ciúme pode esfriar e o relacionamento pode voltar a ser como era antes.

Inicio de relaciomento.

Pois é na, na teoria tudo funciona e é lindo. Mas será que isso realmente funciona na prática? Minha experiência pessoal e com as minhas alunas e clientes diz que na verdade não.

Vou te explicar alguns pontos e ai você vê se faz sentido pra você também:

SE VOLTAR, OS PROBLEMAS SOMEM?

Se o relacionamento tá cagado, alguma coisa está acontecendo, né? E quando vocês decidem simplesmente dar um tempo, ninguém fala sobre o ocorrido. Provavelmente tá rolando uma falta de comunicação entre vocês dois que esse “tempo” só vai piorar. Para um problema entre o casal ser resolvido, é necessário que haja conversa: caso contrário quando vocês voltarem, os problemas voltarão a aparecer – talvez não de imediato porque rola aquele efeito lua de mel quando a gente fica sem se ver ou falar, mas vai por mim que esse efeito passa rapidinho, bem mais rápido do que você gostaria.

O QUE QUER DIZER “DAR UM TEMPO”?

Exatamente por termos criado a expressão “dar um tempo”, ela não tem regras claras nem definidas socialmente aceitas. Quando você está solteira, você sabe quais são as regras: não precisar dar satisfação para ninguém e poder sair com quem quiser, por exemplo. Quando você está namorando ou casada, a mesma coisa: você não pode ficar com outra pessoa ou simplesmente decidir dar um rolê sem ao mesmo avisar teu parceiro.

Agora em um tempo, as coisas ficam indefinidas, nubladas. Será que ficar com outra pessoa durante um tempo é traição? Será que posso falar com ele durante o tempo? Quanto tempo é “dar um tempo”? O que eu deveria fazer nesse “tempo”?

SE DECIDIR TERMINAR, O PARCEIRO VAI SE SENTIR TRAIDO?

Por outro lado, se nesse tempo você perceber que nem sentiu tanta falta do parceiro assim e que na verdade não gosta tanto dele quanto antes, pode ser muito conveniente você nem se dar ao trabalho de comunicar oficialmente o término da relação para a pessoa. Isso porque todo término gera conflitos e desgastes, e encarar as emoções do outro pode ser tão assustador que você talvez prefira deixar esse “tempo” por tempo indeterminado.

No final das contas, você consegue perceber a confusão que isso pode gerar pra tua vida? Pode inclusive complicar ainda mais seu relacionamento ao invés de ajudar.

Então minha sugestão sincera pra você, flor, é que você resolva os problemas e conflitos do seu relacionamento conversando de um ponto de vista amoroso e vulnerável com teu parceiro. Busque entender realmente os sentimentos dele e exponha a forma como você se sente com os acontecimentos que estão rolando entre vocês.

Se mesmo assim você sentir a necessidade de parar para pensar e chegar em uma resolução sozinha, se afaste por alguns dias, diga que precisa de precisa de um breve espaço para colocar as ideias no lugar e que dentro de alguns dias (é importante você dar um número de dias exato para ele para que o coitado não fique esperando ansiosamente você procurá-lo) vocês sentarão para conversar.

Compartilhe!