fbpx

Complexo de inferioridade: entenda porque você não se acha boa o bastante para ele.

Você sonha em se relacionar com um cara bacana, bonito e interessante mas no fundo do seu coraçãozinho não se sente a altura deste tipo de homem? Como se ele fosse bom demais pra você?

Resolvi escrever este artigo após receber a mensagem de uma seguidora querida que me fez a seguinte pergunta:

“E quando você começa uma relação com um cara legal, mas você está um pouco insegura? Você deve desistir?”

Leia também: Autossabotagem: 8 sintomas de que você é sua pior inimiga

Confesso que a pergunta dela me chocou. Não pelo fato de sela sentir-se insegura, mas sim pelo processo de autossabotagem que está explicito em sua fala.

Muitas vezes por não nos sentirmos preparadas ou boas o suficiente para situações que se apresentam em nossas vidas, como caras legais que aparecem, uma promoção no nosso trabalho ou até mesmo uma viagem para um lugar exótico com um cultura muito diferente da que estamos acostumadas, nós damos passos para trás.

O medo fala mais forte e preferimos como disse a moça da frase acima, desistir.

Porque desistimos dos nossos sonhos, mas muitas vezes continuamos sonhando com eles?

Sonhar.

Eu vou te contar uma verdade bem dolorida agora. Tá preparada? Então lá vai: quando a gente sonha com algo, é uma delicia porque tudo sai exatamente como planejamos. Na nossa mente o cara lindo e maravilhoso que conhecemos vai nos amar integralmente e nunca corremos o risco de ser rejeitada por ele (afinal ele é uma criação da sua mente, né?)

Sonhar acordado pode inclusive, trazer sensações físicas para nosso corpo, muito parecidas com a realidade inclusive, como se as coisas realmente estivessem acontecendo.

Mas quando isso acontece contigo na vida real, ferrou… Porque você não está mais no controle. Aquele cara incrível por vir a te rejeitar. O seu chefe pode acabar se arrependendo de ter te promovido e resolver te demitir. E a viagem pode ser um completo desastre e você se sentir mais sozinha do que nunca em meio a uma cultura a qual você não se adapta.

Percebe que no fundo, a nossa desistência é por não querermos correr riscos?

E o pior de tudo é que por conta desse medo de ser feliz, acabamos procurando as oportunidades menos arriscadas e por consequência, menos satisfatórias também: os caras inseguros ou nem tão legais assim (porque ai a probabilidade de você ser rejeitada é muito menor, visto que você se considera “acima” dele de alguma forma).

Só que viver é correr riscos. Desde a hora que você acorda de manhãzinha, quando sai para trabalhar até a hora que se deita em sua cama. A gente tem uma falsa sensação de estabilidade e segurança, mas na realidade essa segurança 100% não existe.

Você pode sim ser demitida do seu emprego mesmo sem ter sido promovida (como numa reestruturação da empresa, por exemplo) ou levar um pé na bunda daquele namorado songo mongo que você arrumou.

Só que o risco existe para os dois lados: da mesma forma como você corre o risco do cara legal não se interessar por você, você também corre o risco de SIM ele se interessar! E ai talvez você esteja jogando no lixo uma grande oportunidade de construir uma historia linda ao lado de alguém que você realmente escolheu.

Sabe qual é a solução pra isso? Eu vou responder a você da mesma forma que respondi a pergunta daquela moça:

Você não deve desistir. Você deve se fortalecer, porque a questão não esta no outro e sim em você. É você que precisa se sentir mais segura e mais confiante em si mesma.

O complexo de inferioridade que muitas pessoas têm nada mais é do que uma falta de reconhecimento de seu próprio valor. Sem consciência do seu próprio potencial, é muito difícil sentir-se merecedora de amor e de ter uma pessoa incrível ao seu lado.

Eu te asseguro que o caminho da autoestima, do autoamor e da autoconfiança vai te proporcionar resultados e transformações na sua vida que antes você sequer imaginou. Mas não sem antes levar alguns tombinhos pelo caminho, porque inevitavelmente isso vai acontecer em um caminho mais arriscado. Mas os frutos compensam. No final, vale a pena.

Mas de qualquer modo, essa é uma escolha que só você pode fazer. Você pode se contentar em continuar se relacionando com caras que nunca terão condições de te proporcionar esse relacionamento que você tanto sonha.

Compartilha comigo aqui embaixo, qual a sua escolha?

Compartilhe!