fbpx

Como salvar um relacionamento desgastado?

Seu relacionamento com o passar do tempo perdeu o brilho e a leveza que costumava ter? Você ainda tem sentimentos pelo seu companheiro, mas sente que se não fizer alguma coisa, a relação pode acabar por conta do desgaste?

Quem não gostaria de manter para sempre acesa a chama da paixão que arde nos inícios de relacionamentos, que atire a primeira pedra.

Leia também: O erro mais comum que você comete no início do relacionamento

Tudo parece mais fácil, mais colorido e mais gostoso quando há o elemento da paixão e da novidade de se conhecer uma pessoa completamente nova.

Mas ao longo do tempo esse “ardor” esfria e as coisas passam a não ser mais tão empolgantes assim.

Você passa a conhecer todas as manias e defeitos do outro; os programas são sempre os mesmos; e o sexo passa a ser a cada dia menos excitante e mais mecânico.

Logo surgem brigas, discussões por coisas à toa (como quem deixou louça na pia sem lavar) e eventualmente até crises de ciúme.

Será que em um caso como esse, a solução seja realmente terminar?

Se o seu caso é puramente de um relacionamento desgastado e somente isso, ou seja:

  • Se ainda há o mínimo respeito entre as partes;
  • Se não há sinais de uma relação abusiva;
  • Se ainda há algum tipo de sentimento por ambas as partes e uma vontade de fazer dar certo…

… o relacionamento pode sim ser resgatado! Não só pode como deve.

Existem 3 motivos principais que levam um relacionamento a se desgastar. A seguir vou te contar quais são eles e o que você pode fazer para reverter à situação imediatamente:

1- Falta de inteligência emocional

As pessoas acham que só gostar basta para construir um relacionamento saudável e duradouro. Só que gostar é apenas o inicio. Além do gostar, vocês precisam desenvolver inteligência emocional, que nada mais é do conhecer profundamente as próprias emoções e saber lidar com as emoções do parceiro.

Inteligência emocional

Nenhum relacionamento é um mar de rosas o tempo todo e conflitos e divergência de opiniões existirão. Em algum momento você ficará com raiva dele e em outros ele ficará triste com você. O ponto é: não importa o motivo. O motivo não é a causa da emoção mas sim o gatilho que a despertou.

A maioria das pessoas gasta demasiado tempo tentando discutir sobre o motivo quando na verdade elas deveriam olhar para as emoções e lidar com elas de forma saudável antes tentar resolvê-los. Vocês só poderão resolver as questões agindo de forma inteligente e consciente, sem deixar que as emoções controlem sua vida e se acumulem de forma a reproduzir ou criar traumas.

2- Falta de novidade:

Não é porque vocês já se conhecem que precisam seguir a mesma rotina para o resto de suas vidas. A falta de novidade em um relacionamento faz com que a as coisas não tenham mais a graça de antes: mas se você for pensar, essa máxima vale para tudo na vida. Imagine você comendo a mesma comida todos os dias? Fazendo as mesmas coisas no seu trabalho e sempre falando sobre os mesmos assuntos? Da mesma forma que nós precisamos de estímulos para nos sentir vivos, seu relacionamento também precisa!

Não fique sempre na rotina!!

Que tal vocês começarem uma nova atividade juntos? Um curso de dança, uma viagem de trilha, um curso de massagem tântrica… até as coisas mais simples como um presente fora de data ou uma mensagem inesperada podem ajudar a acionar o gatilho de novidade.

3- Falta de nutrição

Sabe por que o começo da sua relação era bem mais fácil? Porque vocês dois não tinham que fazer muito esforço para ela fluir: os hormônios faziam isso por vocês. Mas agora que eles se foram, vocês vão precisar se esforçar sim para a relação dar certo. O amor só se desenvolve quando a relação é nutrida desde o inicio: quando vocês mantêm o habito de conversar sobre os pensamentos e sentimentos um do outro; quando se preocupam em cuidar e fazer o parceiro feliz; quando dedicam tempo de qualidade para ficarem juntos (jantar com o celular na mão está fora de questão)…

Preocupe-se em cuidar da sua relação como se ela fosse uma plantinha que precisa ser adubada, receber sol e carinho para crescer forte e bonita.

Infelizmente, grande parte da população ainda prefere substituir pessoas e jogar relações inteiras no lixo ao invés de reciclá-las.

Acham muito mais fácil ficar pulando de galho em galho e apenas curtir os “deliciosos inícios” do que mergulhar profundamente dentro de si mesmas para enxergar as verdadeiras origens sobre o porquê daquela relação ter se desgastado ao longo do tempo.

Essa realmente pode parecer uma boa ideia a principio, mas conexões e vínculos verdadeiros só podem ser construídos a partir de uma relação de amor, e o amor vem com o tempo.

Como seres humanos, temos a necessidade de amar e de sermos amados, então se não nos permitimos aprofundar uma relação (seja com qualquer pessoa, mesmo uma relação de amizade precisa ser aprofundada para gerar o amor que precisamos) teremos sempre uma sensação de “tanque de amor” incompleto dentro de nós.

O amor é o alimento da alma. Exatamente como a comida é para o corpo, assim é o amor para a alma. Sem comida o corpo é fraco, sem amor a alma é fraca.

Compartilhe!