Os términos de relacionamento nem sempre são definitivos, e por isso muitas vezes ficamos na dúvida, principalmente se ainda rola um sentimento. Por isso é tão comum que um tente reconquistar o outro e alguns casais acabem até reatando depois de um tempo separados.
Será que ainda dá tempo de reconquistar o seu ex? Como saber se isso é uma boa ideia?
Se liga só nas dicas a seguir!
Vocês mantêm o contato?
Muitas vezes o namoro acaba, as pessoas envolvidas se afastam de vez e perdem totalmente o contato. Mas também pode acontecer de vocês continuarem se falando ou acabarem retomando o contato depois de algum tempo.
Dar um tempo sem se falar é uma ótima ideia, até mesmo para você ter a certeza de que quer mesmo retomar o namoro.
Se vocês ainda se falam, como é esse contato? É algo saudável e pacífico? Você se sente bem falando com ele? Sente uma reciprocidade vinda dele? Se a resposta para todas essas perguntas for sim, então talvez ainda seja possível reconquistá-lo e retomar o relacionamento que vocês tiveram.
Mas para isso, é fundamental saber ler os sinais que recebe dele.
Saiba ler os sinais
Se você e seu ex ainda mantêm contato, é fundamental perceber os sinais, tomando o cuidado de não confundi-los.
Por exemplo: se ele só responde suas mensagens quando você o procura, será que ele não está apenas tentando ser educado? Isso não significa necessariamente que role de fato um interesse da parte dele em reatar o namoro.
Leia também: Luto no término de relacionamento – Conheça as cinco fases
Quando vocês se encontram por acaso, como é a reação dele? Se ele age de maneira evasiva ou se mostra desconfortável de alguma forma, talvez não seja um bom sinal. Você percebe que ele fica sem jeito com sua aproximação, ou age de maneira distante? Então é hora de seguir em frente e partir para outra!
Você está disposta a mudar?
Nenhum namoro termina a toa. Sempre há um contexto complexo por trás de todo relacionamento, que pode envolver sentimentos confusos, brigas, inseguranças e desgaste emocional de ambas as partes.
Antes de pensar em reatar um relacionamento, reflita se você está mesmo disposta a fazer os esforços necessários para fazer isso dar certo. Muitas vezes, esses esforços envolvem mudanças drásticas nas suas atitudes e seu comportamento.
É preciso que você mostre que aprendeu com seus erros e que é uma pessoa diferente da que era. É hora de ser uma mulher segura, confiante, madura, com estabilidade e equilíbrio emocional.
Leia também: Autoconhecimento – o poder da mulher que se conhece
Se esses pontos não estão a seu favor, então talvez seja o caso de reavaliar os motivos pelos quais você quer voltar. Não será apenas medo de ficar sozinha? Essa confusão de sentimentos pode interferir na situação e te fazer querer reatar pelos motivos errados.
E mesmo se você se sentir de fato uma pessoa melhor e mais segura de si, isso não significa necessariamente que reatar o namoro é uma boa ideia.
No início, tudo pode parecer maravilhoso quando vocês reatarem, mas isso pode ser o famoso efeito lua-de-mel. E uma hora ou outra os motivos que levaram ao término podem voltar a assombrar o seu namoro. Não há garantia nenhuma, e o namoro pode acabar novamente a qualquer momento, gerando ainda mais sofrimento.
A superação não é linear
Quero te lembrar que o processo de superação de um relacionamento não é linear. Há momentos de evolução, e há momentos que parece que tudo está perdido.
É normal acabar cedendo e cair na bad de vez em quando, mas não se sinta desmotivada!
Procure lembrar dos motivos que levaram ao término do seu relacionamento, e considere os sinais negativos que você tem recebido do seu ex: por que você faz tanta questão assim de estar com uma pessoa que não quer estar com você?
É hora de se valorizar e tentar seguir em frente. Não vai ser fácil, e há muitos altos e baixos no caminho. Mas acredite, aceitar que acabou é o primeiro passo para a superação.