fbpx

Como NÃO chamar a atenção do ex

Eu sei que você já deve ter visto algumas dicas por aí sobre como chamar a atenção do ex – mas hoje eu vou te dar uma dica ainda mais poderosa sobre o que não fazer se você não quiser que ele corra pra bem longe de você.

Hoje eu vou abordar com você um jeito muito comum que as mulheres usam pra chamar a atenção do ex-companheiro e olha só: esse é o pior jeito pra você chamar a atenção dele! Agir assim pode até mesmo fazer com que ele pegue uma verdadeira repulsa de você.

Leia também: Depressão pós término de relacionamento: você sofre desse mal?

Eu estava conversando com algumas das minhas alunas (temos um grupo de acompanhamento no meu Programa Terapêutico) e elas compartilharam entre si, algumas besteiras que já tinham feito pra chamar a atenção do ex.

Algumas delas compartilharam situações que eu achei muito pertinente trazer aqui para propor uma reflexão pra vocês: uma comentou que em um determinado momento, quando o ex terminou com ela, ela começou a se humilhar muito e a chorar para ele desesperadamente, mostrando como ela estava triste e como aquela situação era horrível para a sua vida. Foi inclusive atrás dele depois, mostrando como ela estava mal…

Já outra aluna fez o seguinte comentário: “Nossa, e eu que acabei já até tirando fotos minhas chorando e enviei pra ele com o intuito de mostrar o estado que ele havia me deixado”.

Isso que eu acabei de falar pode em um primeiro momento parecer até bobagem, mas todas nós já fizemos algo do tipo (ou quem sabe estamos fazendo isso agora) pra chamar a atenção do ex.

Não chore para chamar atenção do ex.

Pra você ver com esse tipo de comportamento é muito mais comum do que se imagina, vou ilustrar essa história de uma perspectiva diferente.

Eu recebo com frequência alguns relatos de mulheres me procurando e a pessoa chega assim:

ELA: “Gabi, passei por isso, isso e isso e tá doendo muito e eu não estou conseguindo lidar, tá demais pra mim.”

EU: “Ok, então porque você não faz “x”, isso te ajudaria muito.”

ELA: “Ah, não, “x” e já fiz e não funciona, ninguém me entende, as pessoas não sabem como me sinto.”

EU: “Faz “y” então.”

ELA: “Isso não dá também, é muito difícil, não consigo.”

EU: “E que tal Z? Z pode te ajudar com certeza!”

ELA: “Não Gabi, você não entende, na minha situação Z também não daria… como eu sofro, como eu sofro…”

Você percebeu? Percebeu que nada do que eu falar para essa personagem fictícia adiantaria porque ela simplesmente tá CURTINDO essa sofrência toda?

Pessoas assim ganham algo em se colocar nessa posição de vítima, seja para conversar comigo, com o ex ou com qualquer pessoa de sua convivência. Porque fazendo isso, a pessoa tende a se sentir mais “especial”.

Se colocar como “coitada” da situação é o mesmo comportamento de uma criança de 5 anos que se joga no chão e chora aos berros para conseguir a atenção de seus pais.

Muito provavelmente você conhece alguém assim: a pessoa que sempre acha que a situação dela é mais difícil e dolorosa do que qualquer outra, e é justamente por estar sofrendo tanto que ela acredita merecer atenção.

Ela não assume isso, mas inconscientemente é como se ela dissesse:

“Eu mereço ter a atenção do meu ex porque estou sofrendo demais.”

 “Eu mereço ter atenção de todo mundo porque a minha dor é maior do que a dor dos outros.”

“Eu mereço sua atenção Gabi, porque meu sofrimento me torna especial”.

E são justamente comportamentos assim que mantém essa pessoa exatamente onde está agora por muito tempo, com um sofrimento sem fim.

Então, flor, se você se identificou com esse tipo de comportamento e está tentando chamar a atenção do seu ex desta forma, PARE AGORA!

Isso só vai afastá-lo ainda mais de você. Ninguém fica com ninguém por dó (pelo menos não por muito tempo). Ninguém quer ajudar ninguém genuinamente e quando é cobrado por isso.

Saia o quanto antes dessa vitimização, pois isso só vai fazer mal pra sua vida.

E talvez role o seguinte pensamento na sua cabeça:

“Nossa Gabi, mas essa pessoa está passando por esse momento difícil, eu deveria acolhê-la não?”

Acolher é uma coisa. Agora, se você já fez tudo o que podia e a pessoa continua no fundo do poço cavando mais e mais justificativas para não sair dele; você está tentando ajudar de uma forma mas a pessoa só aceita se for do jeito dela (olha ai você chorando pro ex voltar com você! Tô de olhoooo hein) simplesmente se afaste.

Não aceitar ajuda.

Mande luz e amor a distância e continue seguindo sua vida porque se existe uma coisa nesse blog que eu falo e para sempre vou repetir é a de que cada um é responsável pela sua própria vida e pelo que sente.

Se o outro está sofrendo você pode ajudar, mas quem terá de sair do sofrimento é ele e você não tem NADA a ver com isso.

Se você está sofrendo pelo rompimento do seu relacionamento, é você quem precisa sair dessa sofrência toda e o seu ex não têm NADA a ver com isso.

Já comentei um pouco em outro artigo (como ter controle emocional), mas nós somos responsáveis 100% pelas nossas emoções e somente nós podemos curá-las.

Se você vem usando suas emoções para manipular seu ex, reflita com carinho: você realmente quer que ele volte com você por dó? Ou prefere vê-lo seguir a própria vida por amor?

Pense nisso.

Compartilhe!