fbpx

5 características de um relacionamento saudável

A gente ouve tanto falar por aí de relacionamento saudável, mas nem sempre é fácil identificar se a nossa relação é saudável ou não. Por isso vim compartilhar com você x características que todo relacionamento saudável deve ter sem exceção.

A gente até sabe que o amor romântico que tanto vemos em filmes e novelas não acontece bem assim na realidade, e que o amor da vida real pode ser bem diferente do que aprendemos quando crianças.

Só que ao mesmo tempo, as primeiras referências de casal e de amor real que temos na vida vem do relacionamento dos nossos pais.

E muitas vezes, essas referências são cheias de abusos, dependência emocional, traições e outras disfuncionalidades que nos fazem realmente acreditar que tais comportamentos talvez sejam normais. Que todo relacionamento de carne e osso é assim e que cabe a nós tolerarmos tais coisas se quisermos realmente manter a relação.

Acabamos atraindo para nossas vidas, relacionamentos ou muito similares ao dos nossos pais ou o extremo oposto – e isso pode nos machucar tanto que não somos capazes de distinguir o que é afinal um relacionamento saudável de um abusivo.

Relacionamento tóxico.

Por isso resolvi escrever este artigo com 5 características que todo relacionamento saudável deve apresentar (veja se seus relacionamentos anteriores se encaixam nisso):

1-Um não precisa do outro para ser feliz

Se você sente que precisa dele porque senão sua vida não faz sentido OU mesmo ele precisa de você porque não consegue caminhar com as próprias pernas, existe algo muito errado na história de vocês.

Quando uma das partes depende emocionalmente da outra, tende a se autoanular para agradar o parceiro e mandar uma conta muito cara por isso no futuro – conta essa que o outro não tem condições de pagar.

Se autoanular.

Em um relacionamento saudável de verdade, ambas as partes já são feliz e completas por si só, mas preferem estar na companhia uma da outra porque isso as torna ainda mais felizes, agrega ainda mais valor para suas vidas.

Desta forma não existe autoanulação, cada um sabe seus próprios limites e cuida de seu próprio bem estar antes de agradar ao outro.

2-Os dois sabem fazer concessões

Em qualquer relacionamento existirão diferenças entre as partes, por maiores ou menores que sejam. Portanto para que a relação seja duradoura, o casal precisa aprender a fazer concessões um pelo outro: não em caráter de sacrifício, mas sim como uma forma de considerar aquilo que é importante para o parceiro só pelo fato de que você deseja vê-lo feliz.

3-Ambos confiam um no outro

A confiança deveria ser a base de qualquer relação – mas infelizmente o que mais vemos por aí são parceiros que não confiam um no outro e vivem bisbilhotando as redes sociais e celulares alheios.

Ao contrário do que aquele velho ditado diz, a ocasião não faz o ladrão – seu parceiro só vai te trair se houver conflitos no relacionamento de vocês ou mesmo se ele já tiver traumas e problemas internos que nunca foram resolvidos dentro dele. Quem quer trair, trai em qualquer lugar. Mas se for pra viver desconfiada, sugiro que você repense se esse relacionamento realmente vale a pena.

4-Demonstram seus sentimentos com total vulnerabilidade

A pior coisa que pode acontecer dentro de um relacionamento é “joguinho para manipular o outro”. Se você precisa fazer drama pra convencer seu companheiro a fazer suas vontades, ou ele é um cara super fechado que quase nunca fale sobre seus sentimentos, dores e medos com você, vocês não possuem um vínculo afetivo forte portanto o relacionamento pode romper a qualquer instante por qualquer mínima coisa que aconteça. Ao contrário do que muitos pensam, compartilhar sentimentos com o outro num estado de vulnerabilidade aumenta a conexão entre o casal porque faz o outro se sentir confiável por você estar se expondo desse jeito e humano por perceber que você também sente as mesmas coisas que ele.

5-Sabem admitir seus erros e aprenderam a perdoar-se

Todo ser humano erra. Ontem, hoje e para sempre errará. Então achar que você está sempre com a razão é a maneira mais rápida de destruir seu relacionamento. Quem se acha sempre certo também não possui a capacidade e perdoar os erros do parceiro – pois ele mesmo não aprendeu a se perdoar. Mas se todos temos nossas falhas e estamos encarnados neste planeta buscando nossa constante evolução, se quisermos ser perdoados precisamos primeiro aprender a perdoar. 

Compartilhe!