fbpx

Autossabotagem: 8 sintomas de que você é sua pior inimiga

Você deseja fazer algo novo, de repente conhecer uma nova pessoa… ou talvez precise desapegar do ex, e para isso tomar algumas atitudes… mas por mais que você queira, sente dificuldades em seguir em frente o que você havia planejado? Talvez você esteja presa em um ciclo de autossabotagem!

Autossabotagem
Autossabotagem

Raramente percebemos quando estamos nos sabotando. Costumamos atribuir a responsabilidade por nossos fracassos a outras pessoas, as situações externas ou até mesmo a nossa falta de sorte ou capacidade.

Por isso para te ajudar a identificar se você está dentro deste ciclo, resolvi trazer 8 sintomas da autossabotagem e na sequência eu te explico exatamente porque ela acontece, como ela acontece e o que fazer para lidar com ela.

Vamos lá? Veja se você se encaixa em algum deles:

1- Prefere ceder aos prazeres rápidos e imediatos que te proporcionem um alivio instantâneo ao invés de focar no que vai te trazer mais resultados no médio/longo prazo, bem ao estilo “deixa a vida me levar”.

2- Procrastina por esperar as condições perfeitas: diz que ainda não está preparada ou que não possui os recursos necessários para começar (pessoas, tempo, dinheiro e energia). A perspectiva de realização e felicidade fica sempre pra um futuro que nunca chega.

3- Busca o reconhecimento de outras pessoas: faz coisas para agradar aos outros deixando as próprias necessidades de lado.

4- Sente necessidade de estar sempre fazendo mil coisas. Se não estiver sempre conquistando algo, considera-se um fracasso gerando muito cansaço e estresse para si mesma.

5- Se acha vitima das circunstancias e não consegue assumir o protagonismo da própria vida. É dramática na forma de se expressar e acha que sua situação é sempre pior do que a dos outros.

6- Não dá vazão as próprias emoções. Sente que precisa estar sempre forte e ser 100% racional para ser bem sucedida. Muitas vezes torna-se fria e arrogante por achar que sempre tem a razão.

7- Adora novidades, mas não termina nada do que começa. Está sempre em busca de uma nova estratégia, uma nova fórmula, uma nova informação, mas não consegue aplicar nada com consistência.

Sempre pensando em algo novo.

8- Sente necessidade de controlar as situações a sua volta e todos os detalhes porque não sabe lidar com frustrações (mas mesmo assim quase sempre se frustra).

Aposto que você se identificou com pelo menos um destes comportamentos que listei acima, não é verdade?

Eu sei que à primeira vista pode parecer muito louco esse negócio de que você é sua pior inimiga: quem em sã consciência vai arruinar os próprios planos e se prejudicar com isso?

Autossabotagem: Como a gente funciona

Se pensarmos como se fossemos apenas consciência, de fato isso não faria sentido. Mas não somos. Somos divididos em 3 partes:

1- A mente consciente: aquela que pensa. Que toma decisões e que sabe racionalmente o que deve ou não deve ser feito.

2- A mente subconsciente: aquela que é responsável pelo que você acredita. Funciona praticamente como uma acervo de crenças, sejam elas limitantes ou empoderadoras.

3- A mente inconsciente: aquela que age no piloto automático. Ela tem o papel de facilitar a nossa vida, exercendo determinadas funções para que não precisemos despender tanta energia. Um exemplo simples é quando você aprende a dirigir e acaba não pensando mais sobre a sequência de passos que precisa executar ao entrar no carro.

Pesquisas já comprovam que nossa mente consciente compõe aproximadamente 3% da nossa capacidade cerebral – os outros assustadores 97% estão na parte da nossa mente que não temos controle absoluto.

Ou seja, nossas mentes subconsciente e inconsciente são muito mais poderosas do que aquela que toma as decisões.

Além disso, a maioria de nós tem uma porção de crenças limitantes, muito maiores e mais poderosas do que crenças empoderadoras. Isso acontece tanto por causa da sociedade em que vivemos tanto por conta de nossa criação familiar, como já expliquei nesse artigo aqui.

Isso faz com que por mais que saibamos exatamente o que precisamos fazer, nossas crenças sobre nossa própria capacidade ou sobre termos ou não as condições ideais para realizar as mudanças necessárias nos paralisem.

E com o passar do tempo e de nossas experiências neste mundo, esse tipo de comportamento sabotador vai sendo repetido e repetido até se tornar um comportamento automático e cair na escuridão da mente inconsciente onde sequer percebemos o que estamos fazendo.

Com tudo que te expliquei até agora, você consegue perceber o perigo de cair em um ciclo de autossabotagem?

Mas eu sei que você deve estar se perguntando:

“Aiiii meu Deus Gabi, socorro! Entendi e fez muito sentido, mas como eu faço pra sair desse ciclo?”

As palavras mágicas são: expandindo sua consciência.

Quando você não tem ideia de como esse processo acontece, não tem acesso as essas informações que te passei, é natural que você fique presa no ciclo porque simplesmente nem sabe da existência dele!

Mas agora que você tomou conhecimento de tudo isso, consegue dar o próximo passo que é ampliar sua percepção sobre si mesma em relação a todas as situações que circulam sua vida.

Seus relacionamentos, sua família, seus amigos, seu trabalho, sua alimentação, seus hobbies, e tudo mais que faça parte da sua experiência terrestre.

É através dessa percepção aguçada que você poderá deixar de viver no piloto automático para entender em profundidade seus sentimentos, emoções, necessidades e reações perante os acontecimentos.

Quando você liga o botãozinho da percepção, consegue parar o piloto automático e fazendo isso, pode finalmente substituir suas crenças limitantes por crenças muito mais empoderadoras que te permitirão finalmente atingir suas metas e conquistar seus sonhos.

Lembre-se que no começo nunca é fácil: você provavelmente passou uma vida inteira nutrindo padrões ruins, então é necessário um esforço maior neste primeiro momento.

Mas não se preocupe, à medida que o tempo passa e você é consistente em suas novas ações, essas ações que agora são muito mais saudáveis vão entrando no piloto automático da sua mente inconsciente tornando-se o seu novo padrão de ser – desta forma você não precisará mais despender tanta energia nem esforço para ser quem você deseja ser.

Compartilhe!