fbpx

Autoconhecimento: o poder de uma mulher que se conhece

O autoconhecimento é um longo caminho, mas que pode trazer inúmeros benefícios em diversos aspectos da nossa vida, seja no campo emocional, profissional, social, etc.

Como qualquer processo, é importante lembrar que ele não acontece de uma hora para outra. Demanda tempo, energia e sobretudo coragem (pois é!). Muitas pessoas passam a vida toda em ciclos viciosos que levam a muito sofrimento e frustração, justamente por não saberem o que querem para si mesmas.

Leia também: Autossabotagem: 8 sintomas de que você é sua pior inimiga

Já imaginou conviver anos com uma pessoa sem realmente conhecê-la? Difícil de conceber uma relação assim, não é?! Isso é mais comum do que se pensa, principalmente quando se trata de conhecermos a nós mesmos. A maioria das pessoas está tão preocupada com o que acontece à sua volta que raramente consegue se conectar com seu eu interior.

Olha só, leva pro resto da sua vida o que vou te dizer agora: o autoconhecimento é muuuito poderoso! Nunca o subestime.

Ele é importante para qualquer pessoa, mas principalmente para as mulheres. E sabe por quê?! São séculos de uma cultura que por muito tempo procurou nos anular. Mas hoje temos mais liberdade para impor nossas vontades e necessidades, e o autoconhecimento é a maneira para descobrir quais são elas.

Além disso, é a maneira ideal para evitar frustrações e desentendimentos pessoais. É claro que algumas situações desagradáveis são inevitáveis ao se relacionar e conviver com outras pessoas, mas ao desenvolver seu autoconhecimento você tem mais chances de aprender a lidar da melhor maneira possível com elas.

Uma mulher que possui consciência sobre si mesma conhece seus principais pontos fortes e, assim, tem a oportunidade de utilizá-los ao seu favor. É claro que as suas limitações não vão deixar de existir da noite para o dia, mas você passa a ter a chance de modificá-las também.

Isso é uma verdadeira virtude, que vai interferir nos mais diversos campos práticos da sua vida.

O autoconhecimento na prática

São infinitos os ganhos que podemos garantir quando nos dedicamos a nos conhecer melhor.

No trabalho, você pode se tornar uma pessoa mais decidida, segura de si e consciente do seu próprio potencial, o que pode te garantir mais prosperidade e quem sabe até uma promoção ou um aumento.

Sucesso profissional.

Nos seus relacionamentos, o autoconhecimento vai te ajudar a ser alguém mais confiante e autossuficiente, evitando que você se meta em ciladas ou se envolva com pessoas que têm objetivos diferentes dos seus. Como a gente já sabe bem, antes só do que mal acompanhada, não é?!

Consequentemente, isso tudo vai te tornar uma pessoa mais bem humorada e bem resolvida no dia a dia e na sua vida como um todo. Só vantagens!

Para isso, é importante que a gente desenvolva cada vez mais um novo olhar sobre nós mesmas. Assim podemos reconhecer e nos apropriar das nossas qualidades.

Desapegando de velhos hábitos

Outra grande vantagem do autoconhecimento é a possibilidade de romper com padrões negativos de comportamento.

Todo mundo tem um velho hábito do qual gostaria de se livrar: hábitos como procrastinar, deixar tudo para a última hora, não se planejar direito, marcar compromissos demais, etc. O que acha de aproveitar a aura de renovação de início do ano para deixar para trás tudo o que há de ruim?

Renovação

Só é possível desapegar de hábitos dos quais temos conhecimento, e para chegar até eles, o autoconhecimento se faz fundamental. É preciso eliminar os padrões negativos para dar lugar a novos hábitos, de preferência mais positivos e saudáveis.

O resultado disso se reflete na sua qualidade de vida, na sua estabilidade emocional e na oportunidade de revolucionar a sua própria realidade.

Um trabalho diário

O processo de se conhecer deve ser diário, e já te adianto que em alguns dias será mais difícil do que em outros. Mas não há dúvidas de que a jornada para descobrir sua própria individualidade é muito divertida e enriquecedora. Se joga, garota! 

É preciso observar a si mesma e enxergar seus próprios valores, seus pontos fortes e também os pontos fracos, seus medos, o que te traz alegria e satisfação, e assim por diante. Sempre há algo para aprender sobre si mesma, pois o conhecimento pessoal é um caminho rico e sem fim.

Exercícios físicos, meditação e terapia são alguns exemplos de como conseguir autoconhecimento. Experimente um deles e depois me conta o que achou, fechado? 

Compartilhe!