Seu relacionamento terminou e por mais que você saiba que foi melhor assim, sua mente insiste em te lembrar somente dos momentos bons que vocês viveram e de que ele não é um cara tão ruim assim?
Eu sei que a parte mais dolorosa de enfrentar um término de relacionamento é correr o risco de perder o grande amor de nossas vidas.
Bom, esse é o risco que a gente “acha” que corre, mas que na verdade não é bem assim. Só que, flor, deixa eu te contar uma coisa: não existe um grande e único amor na nossa vida. Uma única pessoa capaz de nos fazer felizes para sempre.
Leia também:
Mesmo porque se o seu relacionamento terminou, é porque ele não era mais tão feliz assim quanto você gostaria que ele fosse.
O que acontece é que você provavelmente tem tanto medo de perdê-lo por acreditar que não encontrará ninguém tão bom como ele na sua vida (mesmo que ele nem seja tão bom assim).
O fato é que ninguém é 100% ruim ou 100% bom, então por um lado é natural que você passe a focar apenas nas qualidades dele e esquecer de todo resto, de tudo de ruim que ele te fez e que aconteceu durante a relação.
Neste momento, é necessário colocar todas as coisas boas e as coisas ruins da relação em uma balança para que você possa medir qual delas pesa mais e aí sim, tomar uma decisão consciente.
Só que eu sei que no desespero de ficar sem nada, na fuga da solidão desenfreada, você prefere aceitar migalhas do que correr atrás daquilo que merece. Prefere tapar o sol com a peneira e não enxergar que as coisas ruins da relação são muito mais pesadas do que as coisas boas, só para não se dar ao trabalho de ter de “começar do zero”.
De ter que conhecer alguém e começar a se relacionar novamente.
Eu entendo você porque também já estive desse lado, mas sei também que muitas vezes a gente não consegue enxergar com tanta clareza os sinais de que esse relacionamento não merece uma segunda chance.
Então eu resolvi te dar uma mãozinha e listar abaixo quais são os 5 sinais irrefutáveis de que seu ex não te merece mais.
1- Ele te faz sentir culpada por tudo de ruim que aconteceu na relação
Ele pode dizer isso olhando na sua cara ou mesmo escolher comportamentos e usar palavras que de alguma maneira façam você se sinta culpada pelo término, ou mesmo pelos comportamentos negativos dele. Frases como “eu agi assim por culpa sua”, “foi você quem me fez falar essas coisas”, “se você tivesse feito diferente, nada disso teria acontecido” são reflexos de um comportamento abusador e manipulador.
2- Ele desconsidera seus sentimentos
Se o cara está mais preocupado com o próprio bem estar do que com os seus sentimentos, definitivamente ele não te merece.
Exemplo: ele insiste que vocês continuem amigos porque não quer perder você. O que está por trás disso: ele está pouco se fu***** se você está sofrendo pelo término, se te machuca continuar ao lado dele ou se você precisa se distanciar para se recuperar.
Egoísta, ele só pensa em si mesmo, em como “ele não quer te perder” ao invés de pensar nos seus sentimentos e no seu bem-estar, mesmo que pra isso ele tenha que se afastar temporariamente de você.
3- Você não é prioridade na vida dele
Se ele demora muito para responder suas mensagens, se só sobra um tempinho pra te ver de vez em quando durante a semana, ou se está com outra pessoa, significa que você não é prioridade na vida dele e que ele não gosta tanto de você assim. Este ponto é perigoso porque talvez ele até goste um pouco de você. Mas se não for o suficiente para escolher estar ao seu lado, não vale a pena insistir nessa relação.
4- Ele não considera as coisas que são importantes pra você
Ele não precisa amar as coisas que você ama, mas um parceiro de verdade sabe reconhecer a importância de determinadas coisas na vida do outro e aceita fazer concessões a respeito delas. Não é se autoanular e fazer de tudo só para agradar ao parceiro. É reconhecer quais são as coisas mais importantes para o outro e torná-las importantes para você também só pelo fato de fazer o parceiro feliz.
5- Ele é incoerente com suas palavras e atitudes
Ele fala que te ama mas continua em um relacionamento com outra pessoa. Fala que sente sua falta, que nunca conseguiu te esquecer e que nunca vai gostar de alguém como gostou de você, mas ao mesmo tempo não quer reatar a relação. Palavras são muito fáceis de serem proferidas, mas a verdade pode ser observada através das atitudes e comportamentos de uma pessoa. Por isso se você tiver que escolher entre o que ele diz e o que ele faz, fique sempre com o que ele faz.
Se o seu ex parceiro (ou quem sabe é ainda atual?) demonstra algum destes sinais, fique certa de que ele não merece você e que é melhor enterrar a relação.
Agora cabe a você escolher buscar quem a mereça de verdade, aceitar e cuidar de si mesmo ao invés de continuar aceitando as migalhas que ele joga… Qual a sua escolha?