fbpx

Por que você não deve ser altruísta se quiser viver um grande amor

Durante a sua vida inteira você ouviu as pessoas dizerem que você deveria ser altruísta e pensar primeiro no bem-estar dos outros ao invés de pensar no seu próprio bem-estar? Então este texto é pra você 😉

A primeira coisa que eu preciso te pedir é para que você esqueça toda essa história de altruísmo e seja primeiramente, egoísta.

E sim, eu sei que você deve estar pensando que eu sou maluca porque todo mundo sabe que é errado e feio ser egoísta: quase um xingamento. Só que a verdade que ninguém te conta é que se você não for egoísta, nunca poderá ser altruísta de verdade. Somente uma pessoa profundamente egoísta pode ser altruísta – e como isso parece um paradoxo, vou explicar um pouquinho melhor.

Afinal, o que significa ser egoísta?

Ser egoísta é estar centrado em si mesmo e procurar primeiramente pela própria felicidade. Quando se é egoísta, não se faz nada por obrigação, não há sacrifícios nem mártires.

Quando se é egoísta, não se faz nada por obrigação
Quando se é egoísta, não se faz nada por obrigação

A pessoa egoísta busca estar bem acima de qualquer outra coisa. Não estou dizendo que você deva pensar só em você e foda-se os outros – nem que você deva passar por cima dos outros para conseguir aquilo que você quer e ponto final. Estou tentando te explicar algo que é muito mais profundo que isso.

Sabe aquela historinha da máscara do avião: você precisa primeiro colocar a máscara em você mesmo para depois conseguir colocar a máscara no outro? Pois é exatamente assim que funciona.

Você não precisa colocar a máscara em si mesmo e esquecer do outro – quando você estiver a salvo, você conseguirá ajudar o outro. Se estiver sem ar, sufocando, como espera ajudar alguém?

Da mesma forma, replique essa metáfora para a sua vida e para tudo que se encontra nela. Me diga, qual você acha que é o sentido da vida?

Suas respostas podem ser inúmeras, mas o que move o ser humano nessa jornada terrestre, que o faz acordar todos os dias e superar inúmeros obstáculos é tentar ser feliz.

Receba a sua felicidade!
Receba a sua felicidade!

Todos nós vivemos para procurar a felicidade, dos mais diversos modos que encontramos ao longo do tempo.Então, me responda sinceramente: você se sente bem em fazer coisas no seu relacionamento por obrigação, de ficar tentando agradar ao outro, de nunca ser boa o suficiente pra ele?

Claro que não, ninguém se sentiria. Você faz tudo isso porque acha que isso fará o outro feliz. Isso é impossível, mas supondo que fosse – você estaria feliz? Não né? Então, valeu a pena?

E é esta a beleza da coisa: quando você é autocentrado, está sempre procurando a SUA felicidade em tudo que faz. E quanto mais você procura ser feliz, mas ajudará outras pessoas a serem felizes pelo caminho porque este é ÚNICO modo de ser feliz neste mundo. Todo o resto é ilusão.

Quando se é profundamente egoísta, você se interessará pela felicidade do outro e isso na verdade significa que você está interessada por você mesma porque a felicidade dele te deixa feliz – no começo pode parecer altruísmo, mas no final isso satisfaz VOCÊ. É dessa forma que o egoísmo se torna altruísmo.

Se você tentar fazer o caminho contrário e ser somente altruísta, vai acabar tão infeliz no processo que não poderá desenvolver amor nem por você mesma nem por ninguém, muito menos ser amada de verdade.

Compartilhe!