fbpx

Como eu faço para arrancar o sentimento pelo outro de dentro de mim?

Você já sentiu algo tão dolorido que simplesmente queria arrancar isso pra fora de você?

Eu ouço MUITAS vezes essa frase – só essa semana acho que ouvi pelo menos umas 3 vezes (risadas). Mas, gente querida e amada do meu coração: não é assim que funciona!

Quanto mais você tentar arrancar sentimentos e emoções de dentro de você, mais distante você estará de se livrar delas.

Faça uma analogia simples, como arrancar uma árvore do solo em que ela está plantada: quanto mais antigas e profundas forem as raízes, mais doloroso e difícil será para arrancá-la. E o pior de tudo é que você ainda destrói todo o solo que está em volta, com várias plantinhas e vegetações que não tinham nada a ver com isso.

É exatamente isso que acontece quando você tenta ir contra algo que naturalmente se alojou dentro de você: dói muito, você sofre, é muito difícil e você ainda acaba machucando muitas pessoas que estão ao seu redor (como família, amigos do trabalho) que são obrigados a conviver com suas lamentações, crises de raiva e mal humor.

Leia também: Sentimento de culpa pelo fim do relacionamento?

Além disso, tentar arrancar, reprimir ou ocultar sentimentos que estão vivos dentro de você é estar em uma estrada para chegar em algum lugar fazendo o caminho CONTRÁRIO: você percebe como está deixando sua mente caótica e condicionada a te dizer o que você deveria sentir, quando na verdade é o que você SENTE que deveria dizer como você deveria AGIR?

Como agir diante a situação?

O primeiro passo para você conseguir mudar o que está sentindo (e isso é bem diferente de “arrancar sentimentos”) é sentir o que você está sentindo. Err, oi? Você é louca, Gabi? É exatamente isso que eu não quero!

Pode parecer contraditório a princípio, mas esse é o único caminho: o caminho para fora da dor é ATRAVÉS da dor. Ela faz parte da sua situação de vida atual e quanto mais você lutar contra isso, mais tempo ela permanecerá.

E quanto eu digo para senti-la, é pra você realmente senti-la: feche-se no quarto e chore por quanto tempo for necessário. Grite. Esmurre o travesseiro. Escreva uma carta pra pessoa que, supostamente, está te causando tamanha dor, contando tudo que você está sentindo e como ela foi covarde com você.

Fuja das anestesias – comidas gordurosas, doces, compras, joguinhos, redes sociais, ficar se distraindo falando com qualquer pessoa. Você precisa desse momento com você mesma agora!

Depois disso (e somente depois disso) você estará pronta para dar o próximo passo – o passo pra fora.

Colocando o sentimento para fora

Ouça ao seu coração; sinta sua alma! O sofrimento não é originado do amor, mas sim do MEDO – do que é que você tem tanto medo, afinal de contas? Já parou para se perguntar isso? Qual é o pior cenário possível que te desespera tanto?

Aposto que você nem sabe responder porque esse medo, esse sofrimento não é racional, não é lógico. Se você quiser realmente “desapegar” desse sentimento ruim que está incrustado no seu coração, só há um caminho: um caminho sem “relacionamentos muleta”, sem forçar a barrar para arrancar alguma coisa do lugar onde está e sem pressa alguma.

Esse caminho se chama AUTOCONHECIMENTO.

O autoconhecimento te permite, pouco a pouco, entender as reais razões pelas quais você tem tanto medo. Uma vez que você as identifica, você consegue se colocar em movimento para criar uma nova realidade, a realidade que você gostaria de viver – e não tentar fugir da realidade que você não gosta de viver.

Entende a diferença? Focar no que você não quer só vai atrair mais disso na sua vida. Ao invés disso, foque nos novos sentimentos que você quer sentir dentro de você. O que você foca, expande.

Compartilhe!